FecharX

Exposições da Galeria do Minas II serão apresentadas em vídeos este ano

Primeira mostra selecionada, já disponível on-line, é Entrelaços, da artista plástica e arquiteta Helga Freitas Pompeu



Créditos da imagem: Reprodução/Entrelaços
Main destaque reprodu%c3%a7ao entrelacos
Redação
18/09/20 às 18:20
Atualizado em 18/09/20 às 18:20

O Minas Tênis Clube apresenta o Programa de Exposições Temporárias 2020 da Galeria do Minas II em formato diferente este ano. As mostras selecionadas serão apresentadas por meio de vídeos, que serão publicados, mensalmente, no site do Minas, nos canais digitais do Clube dedicados à cultura e no canal oficial do Minas no Youtube.

Escolhida por meio de edital, a primeira das cinco exposições exibidas é “Entrelaços”, da arquiteta e artista plástica Helga Freitas Pompeu. A mostra apresenta fotos e peças em renda, confeccionadas manualmente por artesãs de Sabará, de outras regiões do Brasil e de outros países, oriundos da pesquisa para sua tese de doutorado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, defendido na Escola de Arquitetura da UFMG.

Na exposição a artista apresenta a pesquisa e a beleza da cultura das artesãs. “É um trabalho sobre o savoir-faire de rendeiras que se dedicam ao ofício de tecer”, explica. A montagem propõe ainda uma nova percepção sobre a delicadeza dos trabalhos e tem como objetivo despertar a sensibilidade dos espectadores que serão atraídos pela familiaridade das peças expostas.

Além de contemplar o trabalho artesanal em ambiente museológico, o público vai poder entender a importância do artesanato na cultura nacional. Confira o vídeo abaixo!