FecharX

Historiador mineiro lança guia para compreender a vida de Jesus

'Jesus - Um breve roteiro histórico para curiosos' tem formato de perguntas e respostas



Créditos da imagem: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Main ege260221gr063
Para escrever o guia “Jesus – Um breve roteiro histórico para curiosos”, Alex Fernandes Bohrer reuniu informações coletadas em 20 anos de pesquisas
Redação Sou BH
27/03/21 às 10:55
Atualizado em 27/03/21 às 10:55

Em "Jesus – Um breve roteiro histórico para curiosos", lançamento da editora Chiado Books, o professor de História da Arte, Iconografia e Simbologia, Alex Fernandes Bohrer, traça o perfil do Messias cristão por meio de perguntas que intrigam a humanidade há séculos, entre elas: como foi a infância de Jesus? Como era a sua aparência? Ele foi um taumaturgo ou revolucionário? Qual foi o papel das mulheres no cristianismo primitivo? Com uma linguagem direta e acessível, e pautado por uma longa pesquisa, Bohrer responde essas e outras questões e conduz o leitor aos grandes eixos do cristianismo primitivo.

Quer se acredite ou não, é impossível negar a importância de Jesus Cristo na história do mundo ocidental. Guerras foram travadas e o amor foi compartilhado em seu nome por séculos. Mas quem foi o homem por trás da teologia? Quem foi o verdadeiro Jesus? Os cristãos o conhecem como o Messias, mas a história revela um homem cercado de mistérios. E para o desespero dos céticos, os registros são incontestáveis quanto à sua existência: ele foi um camponês pobre do primeiro século que andou pela palestina romana e incomodou políticos, reis, sacerdotes e pagãos.

"Jesus é um personagem que sempre permeou minha vida de pesquisador e professor, já que minha especialidade é Iconografia Cristã e História da Arte", explica Bohrer. "Também sempre tive interesse especial pelo cristianismo primitivo. A meu ver, entender esse contexto religioso é fundamental para compreendermos nossa própria civilização, com suas virtudes e mazelas. Como historiador, naturalmente os grandes mistérios da trajetória humana me intrigam. E a vida desse profeta palestino é um dos maiores mistérios de todos os tempos", afirma.

A obra examina evidências arqueológicas, textuais e extrabíblicas, unindo o ícone religioso ao personagem histórico e fornecendo uma base sólida para o leitor quanto ao universo que cercou a vida de Jesus, o que ele fez e o que fizeram com a sua trajetória. "Tenho dito em muitas palestras que Jesus é uma espécie de “cebola” histórica. É uma metáfora bastante ilustrativa, pois ele é um personagem que tem várias camadas de realidade. Como uma cebola, quanto mais profundo vamos, mais nos aproximamos do Jesus histórico, de carne e osso; quanto mais camadas deixamos, mais nos aproximamos do Cristo, o Filho de Deus. Portanto, esses são entes diferentes: Jesus X Cristo. Não há contradições nesse jogo entre o histórico e o religioso. A própria Igreja Católica, por exemplo, prega que ele foi humano e divino na mesma medida. Crer no Cristo, é, portanto, uma questão de fé; entender Jesus, por outro lado, é uma tarefa da história e da arqueologia", jinaliza o autor.

Sobre o autor

Alex Fernandes Bohrer é um professor brasileiro, natural do estado de Minas Gerais. Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestrado e doutorado em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi historiador da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, produzindo uma série de textos sobre a história deste sítio, importante Patrimônio da Humanidade (UNESCO). Foi membro titular do Conselho de Patrimônio e do Conselho de Turismo de Ouro Preto. Foi professor da FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto), onde lecionou as disciplinas História da Arte, Iconografia Cristã e Barroco Mineiro. É fundador e coordenador do NEALUMI (Núcleo de Estudos da Arte Luso Mineira). Atualmente é Professor Efetivo do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais), onde leciona as disciplinas História, História da Arte, Estética e Iconografia e Simbologia. Entre outras obras, é autor dos livros “Ouro Preto - Um Novo Olhar”, “O Discurso da Imagem - Invenção, Cópia e Circularidade na Arte” e “Jesus - Um breve roteiro histórico para curiosos”.

Jesus – Um breve roteiro histórico para curiosos
Editora: Chiado Books
Autor: Alex Fernandes Bohrer
Preço: R$ 60,00
Pag: 254