FecharX

Inferninho icônico do underground de BH, Gruta está de volta com programação online

Entre abril e agosto, espaço promoverá, semanalmente pocket shows musicais, festas com DJs, ações cênicas e conversas



Créditos da imagem: Mariane Botelho
Main adrianna 3   foto mariane botelho
Quem abre a programação é a cantora e compositora Adrianna, cuja apresentação será exibida no dia 16 de abril, às 22h30. Uma das maiores vozes da black music de BH, Adrianna soma quase 30 anos de carreira
Redação Sou BH
09/04/21 às 11:17
Atualizado em 09/04/21 às 11:17

É difícil encontrar algum entusiasta da cena underground de Belo Horizonte que nunca tenha passado pela Gruta. Localizado há 20 anos na Rua Pitangui, no Horto, o espaço é um importante ponto de convergência entre artistas independentes da cidade, de linguagens como a música, o teatro e o cinema. Resistindo aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, após uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo, a Gruta segue de portas fechadas, fazendo jus à responsabilidade social que o momento crítico do país cobra. No entanto, para continuar pagando as contas, “arrumar a casa” para a esperada volta e não perder os laços com seu público, o espaço aprovou um projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte que prevê cinco meses de uma programação totalmente online e gratuita.

Entre abril e agosto, a Gruta promoverá, semanalmente, pela internet, pocket shows musicais, festas com DJs, ações cênicas e conversas sobre o terror no cinema com Wanira Vampira (Wagner Alves, artista, performer e integrante do coletivo que atualmente gere o espaço). Quem abre a programação é a cantora e compositora Adrianna, cuja apresentação será exibida no dia 16 de abril (sexta-feira), às 22h30. Uma das maiores vozes da black music de BH, Adrianna soma quase 30 anos de carreira (12 deles à frente da banda Dib Six e cinco como backing vocal do Jota Quest), além de carregar na bagagem um DVD gravado, “Antes de Abrir os Olhos” (2019). As atrações serão exibidas no Instagram, Facebook e no YouTube.

Na outra sexta, dia 23, às 22h30, é a vez da DJ Black Josie comandar as pick-ups numa festa online cheia de soul, funk, r&b, brasilidades e latinidades. O mês de abril ainda tem duas edições de Wanira Vampira e a Agenda Trevosa, que acontecerão sempre às segundas-feiras, às 22h30: no dia 19, abordando o subgênero do terror, slasher; e no dia 26, com o convidado Matheus Silva, trazendo como tema "As Rainhas do Grito". A programação dos próximos meses, que será divulgada pelo perfil @grutabh no Instagram, contará também com pocket shows de Claudia Manzo, Milena Torres, Josy Anne e Davi Fonseca; além de discotecagens de Fê Linz, Naroca, Freddona e Shaitemi Muganga.

Um dos gestores da Gruta, o cantor, compositor e ator Marcelo Veronez conta que a curadoria foi baseada, principalmente, no afeto. “Pensamos em convidar alguns artistas que estiveram ao nosso lado durante a campanha de financiamento, que doaram seus trabalhos em apresentações online e que tenham facilidade em trabalhar de casa. Por isso dividimos a programação entre dez eventos: cinco noites com DJs, que vão escolher um tema e tocar músicas sobre este universo durante uma hora, como um programa de rádio; e cinco noites com artistas da música”, conta o artista, que apresentará os pocket shows musicais, comandando um bate-papo sobre os processos criativos com os convidados.

Completando a programação, para lembrar a dinâmica das segundas-feiras na Gruta, quando o espaço funcionava antes da pandemia, as conversas semanais com Wanira Vampira foram ajustadas para o formato virtual. “Nas noites de segunda, a gente deixava a casa aberta, com uma música baixinha ou um videokê ligado, mas o que interessava mesmo era a troca de ideias. A Gruta virava uma confraria, um lugar de encontro entre artistas e produtores que trabalhavam no fim de semana e tinham a segunda como dia de folga”, relembra. “Neste formato online, teremos a ‘Agenda Trevosa’, sob comando da Wanira. Um formato leve e divertido, sobre assuntos incríveis, principalmente ligados aos filmes de terror no cinema e seus vários estilos. Um respiro para ajudar a passar o tempo nestes dias difíceis que estamos vivendo”.

A pandemia da Covid-19 acelerou um processo de desmonte dos espaços culturais independentes em BH e várias casas tiveram que encerrar suas atividades. Para não entregar os pontos, outros tantos espaços buscaram alternativas, como no caso da Gruta, que realizou uma campanha de financiamento coletivo visando a manutenção dos custos mensais. “Num primeiro momento, a gente pensou bastante em desistir. Mas, com a ajuda e a mobilização das pessoas, conseguimos reverter minimamente o quadro. Deu muito trabalho, mas também um gás enorme para continuar. Saímos com a real sensação de que a Gruta é um espaço importante para história de muita gente na cidade”, relembra Veronez, ressaltando que o coletivo cênico Toda Deseo também faz parte da gestão atual da Gruta.

Com a continuidade da pandemia, os desafios também persistiram. Daí, surgiu o projeto aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, parceria com a Através Cultura, do produtor Leonardo Beltrão. “O projeto inicial previa o pagamento das contas mensais do espaço físico, um pró labore mínimo para a equipe envolvida nas atividades e o funcionamento da Gruta num formato mais seguro e tranquilo para todos”, conta Veronez, lembrando que o texto, escrito em maio de 2020, teve que ser readequado para o formato virtual, em função do agravamento das condições sanitárias na cidade. “Não vou mentir, foi bem decepcionante. Afinal, acreditávamos que estaríamos em uma situação melhor, e não num momento ainda mais terrível. E o online realmente não é tanto nossa praia, gostamos é da Gruta lotada. Mas estamos programando o melhor que conseguimos para este desafio”, completa.

Enquanto os encontros ainda seguem como uma perspectiva futura, o coletivo também aproveita o tempo para “arrumar a casa” para o tão aguardado retorno. “Agora, estamos trocando o telhado. Era um sonho de muitos anos, já que o espaço onde a Gruta funciona é antigo e tanto a laje quanto o telhado já estavam numa situação bem ruim. Através das garantias oferecidas pelo projeto, conseguimos que a imobiliária e a proprietária se responsabilizassem pela reforma. Um passo adiante para receber as pessoas com mais segurança e conforto”, diz Veronez, que não vê a hora da reabertura responsável do espaço. “A Gruta é um lugar de encontro, trocas e aprendizados. Estamos muito ansiosos por este momento e sabemos que os frequentadores do espaço também estão. Só teremos uma restrição para a próxima temporada: agora, na entrada, além do RG, também vamos exigir o cartão de vacina”.

Programação Gruta Online - Abril

  • 16/4 (sexta-feira), às 22h30 - Pocket show e bate-papo com Adrianna
  • 19/4 (segunda-feira), às 22h30 - Agenda Trevosa da Wanira Vampira: Slashers de Terror
  • 23/04 (sexta-feira), às 22h30 - Festa com DJ Black Josie
  • 30/04 (segunda-feira), às 22h30 - Agenda Trevosa da Wanira Vampira - "As Rainhas do Grito", com Matheus Silva