FecharX

Inhotim anuncia programação de 2024 com foco em experimentação e integração

Calendário inclui exposições de importantes artistas contemporâneos, projetos educativos inovadores e um festival internacional de música



Créditos da imagem: Julia Lanari
Main main descubra brumadinho  das obras de arte em inhotim %c3%a0s cachoeiras e trilhas
A partir deste ano, Inhotim terá duas datas de inauguração por ano, em abril e outubro, com mostras de longa duração que se relacionam com o acervo instalado
Redação Sou BH
14/03 às 08:47
Atualizado em 14/03 às 08:47

Inhotim, o maior museu a céu aberto da América Latina, anuncia sua programação para 2024, com foco na integração entre arte, natureza e educação. A programação inclui exposições de importantes artistas contemporâneos, projetos educativos inovadores e um festival internacional de música.

Novas curadoras e equipe ampliada

A Diretoria Artística, liderada por Júlia Rebouças, conta com a curadoria de Beatriz Lemos, Marilia Loureiro, Douglas de Freitas e os curadores assistentes Deri Andrade e Lucas Menezes.

Exposições de longa duração

A partir deste ano, o Inhotim terá duas datas de inauguração por ano, em abril e outubro, com mostras de longa duração que se relacionam com o acervo instalado.

Em abril: 

  • Grada Kilomba: A artista interdisciplinar apresenta a obra "O Barco/The Boat", uma instalação escultórica ativada por performance, que reflete sobre a diáspora africana.
  • Paulo Nazareth: O artista mineiro ocupa a Galeria Praça com obras que se relacionam com história, território e deslocamentos.

Em outubro: 

  • Rivane Neuenschwander: A artista apresenta uma retrospectiva de sua produção, com foco em temas como memória, infância, natureza e ecologia.
  • Pipilotti Rist: A videoinstalação "Homo sapiens sapiens", filmada nos jardins do Inhotim em 2004, será exibida na Galeria Fonte.
  • Rebeca Carapiá: A artista baiana cria um projeto comissionado especialmente para o Inhotim, utilizando esculturas e instalações para explorar o espaço do jardim.

Outras iniciativas

  • Programa "O que é...?": Uma série de encontros que abordam temas como "O que é uma pedra?", "O que é um rio?" e "O que é transmutar?".
  • Transmutar - Seminário Internacional: Um debate sobre biodiversidade, clima, território e cultura, com a participação da bióloga Brigitte Baptiste.
  • Festival Internacional de Música: Apresentações de artistas como Aguidavi do Jêje, Ballaké Sissoko, Baloji, Joshua Abrams & Natural Information Society, Kham Meslien e Zoh Amba.
  • Programas educativos: Visitas mediadas, oficinas, performances, peças de teatro e outras atividades para diferentes públicos.