FecharX

Instituto Inhotim abre vagas para a Orquestra de Câmara

Seleção será feita via edital e as inscrições gratuitas vão até 22 de fevereiro



Créditos da imagem: William Gomes/ Divulgação
Main photo  4
Redação
08/02/21 às 20:23
Atualizado em 08/02/21 às 20:23

Em uma iniciativa inédita na instituição, o Inhotim lança um edital de seleção para a Orquestra de Câmara. Jovens de toda Minas Gerais poderão concorrer a uma bolsa para estudar música no Instituto localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte.

A missão, segundo o regente da orquestra e gerente do Educativo do Inhotim, César Timóteo, é proporcionar aos estudantes a vivência musical em um ambiente profissional, com ensaios e apresentações regulares.

Serão disponibilizadas 20 vagas para homens e mulheres entre 17 e 26 anos, residentes em Minas, que toquem violino (10 vagas), viola (4), violoncelo (4) ou contrabaixo (2). Do total, dez vagas serão destinadas prioritariamente a estudantes oriundos da Escola de Cordas do Inhotim e moradores da cidade de Brumadinho. A ação reafirma o compromisso da instituição com a comunidade, mantendo, enquanto museu e jardim botânico, uma longa história de formação de jovens.

Para concorrer a uma posição na orquestra, o candidato precisa ler o edital publicado no site do Inhotim (https://conteudo.inhotim.org.br/orquestra-de-camara-inhotim-edital-inscricoes) e preencher um formulário eletrônico. Também é necessário enviar uma cópia de documentos (RG, CPF e comprovante de residência) e uma carta de recomendação de um professor de música. O último passo é mandar um vídeo executando o repertório requerido (uma peça de livre escolha com breve apresentação sobre a obra e o excerto orquestral).