FecharX

Live homenageia 90 anos da atriz Wilma Henriques

Wilma Henriques, ao longo da carreira, conquistou oito prêmios de melhor atriz do estado



Créditos da imagem: Ramon Lisboa EM/D.A Press
Main ramon lisboa em d.a press
Após quase 6 décadas dedicadas ao teatro, a atriz deixou os palcos em 2015, aos 84 anos, após uma queda, e passou a viver em uma casa de repouso, no Bairro Planalto, em Belo Horizonte
Redação Sou BH
15/02/21 às 12:06
Atualizado em 15/02/21 às 12:06

O Teatro Feluma promove uma live nesta segunda-feira, a partir das 19 horas, em comemoração aos 90 anos da atriz Wilma Henriques. A iniciativa busca trazer um pouco da história da atriz mineira e seu legado nos palcos de Minas e do Brasil.

Wilma Henriques, ao longo da carreira, conquistou oito prêmios de melhor atriz do estado. Foi diretora dos grupos de teatro do Sesi Minas, recebeu a Comenda do Mérito Artístico da Fundação Clóvis Salgado e a Medalha Santos Dummond de Honra ao Mérito.  

Após quase 6 décadas dedicadas ao teatro, a atriz deixou os palcos em 2015, aos 84 anos, após uma queda, e passou a viver em uma casa de repouso, no Bairro Planalto, em Belo Horizonte.  

A programação da live que será transmitida no canal Youtube do Teatro Feluma vai contar com a presença da atriz, via vídeo, direto do Lar Melhor Viver. Ela vai interagir com a atriz e diretora do Sindicato dos Artistas e Técnicos Magdalena Rodrigues, com o ator Carluty Ferreira e o dramaturgo e diretor do Teatro Feluma Jair Raso, que irão conduzir o evento direto do palco. 

Durante o bate-papo com Wilma Henriques, vários vídeos serão apresentados. São depoimentos emocionantes de atores, diretores, produtores e convidados que fizeram parte da trajetória da atriz. Entre eles estão: Rômulo Duque, Jota Dângelo, Wilma Patrícia, Mamélia Dornelles, Eid Ribeiro, Pedro Paulo Cava e muitos outros grandes nomes do teatro mineiro. 

Breve Biografia 

Wilma Henriques começou a carreira em 1959 com a produção e apresentação do programa feminino Espelho, na extinta TV Itacolomi. Em 1962, se mudou para a TV Belo Horizonte, hoje Globo Minas, e depois para a TV Alterosa, onde apresentou o programa de entrevistas O Assunto É Mulher. 

Sua primeira experiência nos palcos foi aos 27 anos de idade, estreando a peça Pigmalião, substituindo Lea Delba (Elvira Bracher) e 1966 começou a carreira profissional no teatro com a peça O Macaco da Vizinha, de Joaquim Manoel de Macedo, dirigida por Carlos Leite. 

Desde 1994 integrou o grupo Cara de Palco e em 2011, participou da Campanha de Popularização Teatro e Dança com a peça Sonhos, dirigida por Marcos Vogel e com atores como Caluty Ferreira e Eliane Maris. 

Wilma Henriques também atuou no cinema. Em 1967, foi a personagem Laura do filme O menino e o Vento e em 1994, foi Margô em Eia e os Homens. Em 2003, voltou a grande tela como Dona Tereza Ribeiro de Alvarenga no filme Aleijadinho-Paixão, Glória e Suplício e em 2005 fez Beata, em Vinho de Rosas. 

Wilma ganhou 8 prêmios de melhor atriz de Minas Gerais ao longo da carreira e entre as muitas produções que participou destaque para as peças: “Há vagas para moças de fino trato, Fala baixo senão eu grito, A prostituta respeitosa, Rasga coração, Navalha na carne e Ciranda de pedra” que a projetaram. 

Serviço:  

Live: 90 anos de Wilma Henriques  

Data: 15 de fevereiro, às 19h  

Roteiro e direção: Jair Raso  

Em cena: Carluty Ferreira, Jair Raso, Joselma Luchini, Magdalena Rodrigues e Nilmara Gomes 

Depoimentos de: Rômulo Duque, Jota Dângelo, Wilma Patrícia, Mamélia Dornelles, Eid Ribeiro, Arildo de Barros, Paulo César Bicalho, Rogério Falabella, Pedro Paulo Cava, Lenice Almeida, Walber Silva, Nilda Almeida, Marcelo do Vale, Mauro Alvim, Laura Arantes, Raul Starling e Juçara Costa. 

Técnicos: Márcio Carvalho e Amynas Dabron  

Produção: Teatro Feluma  

Canal: youtube.com/teatrofeluma