FecharX

Maior mural de grafite de Minas Gerais reúne o trabalho de cerca de 50 artistas

A obra da Fábrica de Graffiti conta com 260 metros de muitas cores e valorização da arte urbana



Créditos da imagem: Guilherme Breder / BS Fotografias
Main destaque
Júlia Vilaça *
29/10/19 às 11:00
Atualizado em 29/10/19 às 11:00

O maior mural de grafite de Minas Gerais está em Contagem, bem pertinho de BH. Fruto do Fábrica de Graffiti, a obra, que inaugurou este ano, conta com 50 telas e cerca de 260m de muita expressividade e arte urbana.

O mural fica no complexo da Belgo, localizado na Av. General David Sarnoff, Av. Babita Camargo, Av. Cardeal Eugênio Pacelli e Rua Dr. José Américo Cansado, em Contagem (MG). Com essa posição estratégica, a produção chama a atenção das pessoas que passam por ali, bem como enaltece e valoriza a arte urbana, vertente que vem crescendo mundialmente, inclusive no Brasil.

O trabalho foi feito entre maio e junho, com cerca de 50 artistas de Contagem e de todo o país. Anjo, Bolinho, Wanatta, Kakaw, Krol, Fhero, Luis World e Zapata foram alguns dos grafiteiros que fizeram parte do elenco que coloriu e decorou os muros da Cidade Industrial. Segundo a Colorgin, patrocinadora do Fábrica de Graffiti, 3000 latas de spray foram utilizadas. 

Binho Barreto foi um dos artistas que contribuíram para a criação do mural. Sua arte fica no fim da Av. Babita Camargo e retrata o personagem bem característico de suas obras, segurando um coração cinza e que, aliás, ilustra esta matéria. “Meu trabalho faz referência à vida na cidade, ou seja, um lugar que tem muito concreto, muita estrutura pesada. O desenho serve para a gente lembrar que não podemos deixar o meio urbano endurecer nosso coração; que não deixemos de ser humanos”, afirma.

O cenário, que antes era cinza, todo pichado e com cartazes, agora chama a atenção dos que transitam por lá, ajuda a colorir e humanizar a região, além de ter virado ponto para fotos de muitos turistas e apreciadores da arte urbana.

* sob supervisão da jornalista Bárbara Batista