FecharX

MASP Escola lança três novos cursos on-line em setembro

Formações abordam poéticas da performance afro-brasileira, crise e criação na história da moda e introdução ao afrofuturismo



Créditos da imagem: Acervo do Centro de Pesquisa do MASP
Main destaque sophie  modelo parisiense  desfila no masp da rua 7 de abril com o traje do futuro  criado por salvador dal%c3%ad  1951. foto acervo do centro de pesquisa do masp
Sophie, modelo parisiense, desfila no MASP da rua 7 de abril com o "Traje do futuro", criado por Salvador Dalí, 1951.
Redação
08/09/20 às 18:30
Atualizado em 08/09/20 às 18:30

Depois de migrar para o ambiente digital no início da pandemia de covid-19, o MASP Escola chega em setembro com três cursos inéditos.

As formações, com cinco encontros semanais cada uma, são as seguintes: Poéticas da performance afro-brasileira, Crise e criação na história da moda e Uma introdução ao afrofuturismo: características, narrativas e estéticas. Interessados podem se matricular pelo site oficial do museu, e as vagas são limitadas. Cada curso custa R$ 240 (Amigo MASP tem 15% de desconto). O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Para concorrer a uma delas, os interessados devem preencher o cadastro disponível por meio da opção “Solicitação de bolsas para professores” na página de cada curso.

Todas aulas serão transmitidas ao vivo e contam com uma infraestrutura de atendimento e interatividade para promover uma experiência ativa e dinâmica de aprendizado. Participantes também podem acessar as gravações posteriormente, disponíveis por tempo limitado.

Os cursos serão realizados virtualmente pela plataforma Elos, parceira do museu. Após o encerramento, aqueles que obtiverem 75% de frequência (ou seja, tiverem comparecido a três aulas) receberão um certificado de conclusão de curso em formato digital.

Veja abaixo a programação completa:

Poéticas da performance afro-brasileira, com Ayrson Heráclito

Às terças: 1, 8, 15, 22 e 29/9

Das 19h às 21h

O curso aborda temas relevantes para o estudo de processos de criação das artes visuais feitas pela população preta na contemporaneidade. Por meio de investigações feitas pelo autor –sobre rotas e trocas culturais entre o continente africano e o Brasil– um conjunto de poéticas artísticas serão apresentadas como marco para se pensar dinâmicas de uma historiografia da arte brasileira sem o influxo da produção artística europeia. Como novos sistemas artísticos estão ressignificando e institucionalizando as obras de performance que trazem uma distinção ao debate racial e identitário?

Crise e criação na história da moda, com Lilian Pacce

Às quartas: 2, 9, 16, 23 e 30/9

Das 18h30 às 20h30

Neste curso, a editora e curadora de moda Lilian Pacce aborda historicamente o impacto de grandes crises sobre a criação da moda e a mudança de costumes. Sendo a moda um reflexo de seu tempo, o que vem primeiro? Estilistas ao longo do último século souberam tanto antever quanto interpretar com maestria os desejos de cada época e o zeitgeist pós-guerra ou pós-pandemia do covid-19 traz necessariamente grandes desafios e um novo mindset: de Balenciaga, Chanel e Givenchy ao biquíni e ao jeans, passando pela relação do MASP com a moda desde sua fundação.

Uma introdução ao afrofuturismo: características, narrativas e estéticas, com Kênia Freitas

Às quintas: 3, 10, 17 e 24/9 e 1/10

Das 19h às 21h

O estudo sobre afrofuturismo anuncia uma variedade de criações que especulam, fantasiam e fabulam a partir de uma perspectiva afrocentrada –seja no cinema, na literatura, na música, nas artes plásticas e visuais, no teatro, e em tantos outros campos de expressão cultural e artística. Analisando obras de diversos artistas, como John Akomfrah, Nuotama Bodomo, Diego Paulino, Cauleen Smith, Sun Ra, o curso tem como objetivo apresentar o afrofuturismo a partir da discussão de suas características, narrativas e estéticas.