FecharX

Memorial Minas Gerais promove live de Carnaval na programação de fevereiro

Agenda visa incentivar a comemoração do feriado em casa, com conteúdos diversificados para animar os foliões de todas as idades



Créditos da imagem: Gustavo Romanelli/ Divulgação
Main photo  4
Redação
04/02/21 às 11:56
Atualizado em 04/02/21 às 11:56

Uma live de Carnaval promete colocar todo mundo para dançar dentro de casa no próximo domingo, dia 7, às 16 horas. Quem vai puxar a festa será o grupo Pé de Sonho e, para acompanhar, basta sintonizar no YouTube do Memorial Minas Gerais Vale. Além disso, o museu traz também reflexões sobre a cultura negra, sobre o próprio Carnaval e até música instrumental com o Duo Vera Cruz.

As apresentações continuam on-line, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, feitas pelo Youtube (youtube.com/user/memorialvale), pelas redes sociais do espaço (Facebook (facebook.com/memorialvale) e Instagram (instagram.com/memorial.vale)) e pelo site (www.memorialvale.com.br). As transmissões feitas ficam disponíveis permanentemente no canal do Memorial.

Confira a programação completa:

 

05/02 – Dicas Pretas (05, 12, 19 e 26)

Às sextas-feiras, às 10 horas, o Educativo divulga as “Dicas Pretas”. São pílulas, com dicas de livros, filmes, etc. com temática étnico racial e produzida por pessoas negras, dando um destaque para produções literárias destinadas ao público infantil. O objetivo é contribuir para discussões sobre as questões étnico raciais, trazendo indicações de conteúdos que ajudem a refletir e conhecer mais sobre a identidade negra. A ação acontece no Instagram do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.

07/02 – Live de Bailinho de Carnaval com Grupo Pé de Sonho

No dia 7 de fevereiro, próximo domingo, às 16 horas, o grupo Pé de Sonho fará uma live de bailinho de carnaval, através do YouTube do Memorial Vale. Será um espetáculo único, com alegria para entrar na folia e brincar com o público. A apresentação contará com a diversidade que já faz parte dos shows do Pé de Sonho e o público poderá se divertir e dançar com os sucessos do grupo em ritmos de carnaval, como frevo e samba, além de ritmos como rock, baião e forró. No repertório, canções como: Rock da Barata, Que bicho Será?, Dragão, Lá Vai Chapeuzinho, Zigfrida, Joaninha, Bicho de Bocão e marchinhas de carnaval. O evento integra o projeto Eu, Criança, no Museu! do Memorial Vale.

09/02 – Exposição Experimento Para Uma Vida Inventada, por Jéssica Lauriano

No dia 9 de fevereiro, a partir das 11 horas, o Memorial Vale apresenta a exposição Experimento Para Uma Vida Inventada, de Jéssica Lauriano. Na mostra, a artista criou programas performativos e instalações como forma de gerar uma nova relação com o ambiente e o seu corpo a partir da observação e vivência do seu cotidiano. As ações trazem um elemento em comum: o acúmulo. O acúmulo de tarefas domésticas, de objetos cor-de-rosa no banheiro e de plantas em um espaço que possui verticalidade com entrada de luz natural. A exposição integra o projeto Mostra de Fotografia do Memorial Vale e fica no site do museu até dia 12 de março.

11/02 – Pocket Show com duo Vera Cruz

No dia 11 de fevereiro, às 19h30, André Siqueira (flauta) e Matheus Ribeiro (piano), compondo o Duo Vera Cruz, nome que remete à origem do Brasil e à emblemática canção de Milton Nascimento, farão um pocket show com influências da atual música mineira e também do jazz moderno e do minimalismo, numa viagem por essas sonoridades através de músicas autorais. A apresentação faz parte do projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale.

12/02 – Reflexões sobre o Carnaval de BH

No dia 12 de fevereiro, às 18 horas, o Memorial Vale apresenta uma discussão sobre o Carnaval de Belo Horizonte com foco nas  ações educativas e/ou produções culturais já realizadas nessa época no museu. Os debatedores serão Nancy Mora e Wesley John, educadores do Memorial Vale. A transmissão será pelo Instagram, com legendas descritivas das imagens.

13/02 – Reflexões sobre as celebrações de rua

No dia 13 de fevereiro, às 18 horas, o Educativo do Memorial Vale realiza o debate Reflexões sobre as celebrações de rua e a Casa da Ópera de Ouro Preto, pelo Instagram, com legenda descritiva das imagens. Será uma conversa entre os educadores do Memoria Vale Henrique Bedetti e Davide Chech.

14/02 – Rainha que já não tem coroa: Carnaval e esquecimento em Belo Horizonte, por Guro Borges

No dia 14 de fevereiro, às 10 horas, o Educativo do Memorial Vale traz a reflexão em vídeo feito por Guto Borges: Rainha Que Já Não Tem Coroa: Carnaval e Esquecimento em Belo Horizonte. A transmissão será pelo Instagram e pelo YouTube, com tradução em libras, e traz reflexões sobre a grande folia na capital mineira.