FecharX

Mostra de artesanato mineiro ocupa Palácio da Liberdade no fim da Semana Santa

Obras assinadas por mais de 100 talentos fazem acervo de 'São José - O Artesão'



Créditos da imagem: Adolfo Viana de Souza/Divulgação
Main artesanato pascoa sabado domingo palacio liberdade exposicao feira
Obras carregadas de referências à cultura de Minas e inspiradas nas artes sacras ou profanas do estado integram exposição gratuita
Redação Sou BH
28/03 às 13:29
Atualizado em 28/03 às 13:29

Traduzida em esculturas, pinturas, bordados e estandartes, a riqueza da cultura mineira inspira a exposição 'São José - O Artesão', em cartaz no Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários). Disponível para visitação gratuita no Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa (30 e 31 de março), a mostra reúne obras assinadas por mais de 100 artesãos mineiros, que desdobram seus talentos em matérias-primas como madeira, tinta, cerâmica, papel e tecido.

Entrada e horário

Os dois últimos dias da mostra coincidem com o fim da Semana Santa e integram a programação dedicada ao feriado religioso na Praça da Liberdade. As visitas gratuitas ao Palácio da Liberdade estarão liberadas das 10h às 17h, com a última entrada às 16h30. 

As visitações acontecem por ordem de chegada, sem retirada prévia de ingressos e com cadastramento no local, sujeito à lotação. No caso dos Jardins do Palácio da Liberdade, o acesso é livre a partir das 10h e o visitante pode permanecer na área externa até as 18h. O prédio não recebe o público na Sexta-feira da Paixão (29 de março).

Tradição e mineiridade

Aos 61 anos, José Adolfo Viana contribui para o acervo da mostra com esculturas de arte sacra ou profana feitas em argila, especialidade que fez dele um dos vencedores do Prêmio Top 100 de Artesanato no ano passado. Natural de Januária, no Norte de Minas, o artesão vive em BH e introduz elementos da cultura ribeirinha no Médio São Francisco às peças religiosas que produz.

"Essa exposição é de grande importância para mim. Sou muito devoto de São José e São Francisco. Meu pai era marceneiro e artesão e eu carreguei essas raízes. Sempre estou trabalhando em feiras e participando de exposições e pretendo mostrar minha arte às pessoas, mas essa mostra é especial", ressalta Viana.

Minas e o artesanato

A exposição integra a 7ª Semana do Artesão Mineiro, iniciativa do Sebrae e do Governo de Minas que promove ações de capacitação e visibilidade para profissionais do setor em diversos municípios do estado. Mais de 10 mil mineiros possuem cadastro na Carteira Nacional do Artesão. Cerca de 57% deles têm entre 30 e 59 anos, enquanto outros 38% possuem de 60 a 89 anos.