FecharX

Mundana Companhia apresenta produções realizadas durante a pandemia

Em seus canais digitas, os espetáculos exibidos serão a Guerra em Iperoig e Os Insensatos



Créditos da imagem: Renato Mangolin/ Divulgação
Main photo  3
Redação
08/02/21 às 20:46
Atualizado em 08/02/21 às 20:46

A MUNDANA companhia reúne, em seus canais digitais, a produção realizada durante a pandemia, no ano de 2020. Na programação, dois espetáculos, um registro de processo e a série de podcast Guerra em Iperoig - teatro em pandemia. Confira:

 

Guerra em Iperoig – Cenas de um processo

Neste material, a companhia apresenta elementos da pesquisa do espetáculo Guerra em Iperoig, inspirado na Confederação dos Tamoios. Em fase de pré-estreia após ensaios presenciais e remotos desde janeiro de 2020, a obra atualiza o debate em torno da questão indígena, a partir de texto de André Sant’Anna, que participa dos registros ao lado de Aury Porto, Erika Puga, Gui Calzavara, Ito Alves, Sergio Siviero e Zahy Guajajara.

Onde: YouTube da MUNDANA.

 

Os Insensatos

Através do desdobramento, proposto pela Mundana Companhia no fim de 2019, da investigação sobre as relações entre europeus e indígenas no início da colonização das terras litorâneas de São Paulo e Rio de Janeiro (século XVI), constitui-se Os Insensatos, o mais recente trabalho da companhia, fruto da concepção de um grupo de roteiristas da equipe que realizou a pesquisa.

A peça é constituída de algumas camadas de leitura e de relações com a questão central – a insensatez – construindo percursos próprios, por vezes dialogando com as outras camadas e às vezes não. A trilha sonora, os figurinos, as frases escritas nas camisetas, os textos, o gestual dos atores e os objetos de cena constituem um corpo cênico feito de elementos que não necessariamente são complementares ou equivalentes, permitindo até mesmo interpretações independentes.     

Onde: YouTube do Teatro João Caetano.

 

Guerra em Iperoig

“Guerra em Iperoig” parte de uma pesquisa sobre a Confederação dos Tamoios e faz uma reflexão sobre como a guerra travada entre portugueses e tupinambás em meados do século XVI na região de Iperoig, hoje Ubatuba (SP), se reflete nas relações de exploração dos povos indígenas até hoje. São olhares sobre um fato histórico que inspira uma interpretação do Brasil através dos séculos.

No roteiro, cenas da mitologia tupinambá interagem com textos construídos a partir das visões dos colonizadores e dos colonizados.

Onde: YouTube da MUNDANA.

 

Podcast Teatro em Pandemia

"Guerra em Iperoig - teatro em pandemia" é a série inédita composta de cinco episódios sobre o processo de criação do espetáculo teatral Guerra em Iperoig, que estreou ao vivo e on-line diretamente do Teatro Oi Futuro Flamengo.

Onde: Spotify e YouTube da MUNDANA.