FecharX

No Dia da Síndrome de Down, instituto de BH lança primeira música composta e tocada por pessoas com T21

Música e clipe “Poder de Transformar” foram produzidos pelo Instituto Mano Down



Créditos da imagem: Reprodução
Main manodown  165
A música “Poder de Transformar”, traz uma reflexão sobre o respeito às diferenças e do poder transformador do amor. No refrão, “Down, ser diferente é normal”, faz uma menção à frase da campanha do Instituto Meta Social, criada por Adilson Xavier e Vinícius Castro
Redação Sou BH
21/03/21 às 11:10
Atualizado em 21/03/21 às 11:10

Pela primeira vez no Brasil será lançada música composta, tocada e cantada por pessoas com síndrome de Down (T21). Os lançamentos da música e do clipe “Poder de Transformar” serão feitos pelo Instituto Mano Down – organização social de Belo Horizonte, em seu perfil no instagram e estão marcados para às 10h deste domingo (21), data em que é comemorado o Dia Internacional da síndrome de Down e reforça a luta pela inclusão e respeito pelos direitos das pessoas com T21.

A música “Poder de Transformar”, traz uma reflexão sobre o respeito às diferenças e do poder transformador do amor. No refrão, “Down, ser diferente é normal”, faz uma menção à frase da campanha do Instituto Meta Social, criada por Adilson Xavier e Vinícius Castro.

A grande novidade, no entanto, é que essa é a primeira música composta no Brasil com a participação de uma pessoa com Down. A composição foi uma parceria entre o maestro Daniel Viana (professor de canto do Mano Down), a cantora Júlia Laurence e o músico com síndrome de Down Dudu do Cavaco – primeiro músico com T21 a tocar 10 instrumentos musicais e gravar um DVD profissional, que já se apresentou com grande músicos e participou de programas como Caldeirão do Huck, programa da Xuxa e Encontro com Fátima Bernardes.

E as pessoas com síndrome de Down também estão presentes na execução da música - Dudu do Cavaco toca cavaquinho e João Vitor Moreira está como backing-vocal. No videoclipe a participação especial fica por conta de jovens, adultos e crianças com T21, muitos deles educandos do Instituto.

Também participam da música e do videoclipe os músicos da banda Comarca 5.2, e o músico revelação Juan Leonel

Para Leonardo Gontijo, presidente do Instituto Mano Down, “Poder de Transformar”, tem uma força incrível para a causa da inclusão social, ao trazer todo protagonismo das pessoas com T21. “A música tem o poder de conectar as pessoas, trazer reflexões e de transformar, por isso ela é muito importante para caminharmos em nosso propósito de trocar a palavra exclusão, por oportunidade. Um dos nossos lemas é: nada sobre nós, sem nós. Assim, acredito que é fundamental dar oportunidades como essa para que as pessoas com Down possam mostrar as suas capacidades. Ao dar visibilidade, conseguimos mudar o olhar da sociedade, para que enxergue o potencial e não a deficiência”, enfatiza.