FecharX

Novidades na Virada Cultural

Evento será realizado no sábado e domingo (30 e 31) em diversas partes da cidade



Créditos da imagem: Divulgação
Main diogo nogueira 20140819183341
Diogo Nogueira abre a programação
Redação Sou BH
19/08/14 às 18:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:58

A Virada Cultural de 2014, em Belo Horizonte, pretende superar o sucesso da edição passada. São mais de 460 atividades distribuídas em 9 palcos e 53 espaços culturais que compõem o circuito, abrangendo diversas manifestações artísticas como música, teatro, cinema, dança, literatura, artes plásticas, circo e intervenções urbanas. Mais de 90% da grade de programação é composta por artistas locais, fato que reforça a vocação criativa da cidade.

Uma das grandes novidades da 2ª edição é o palco Guaicurus, com o conceito Cabaré, que mistura diversas linguagens artísticas, como o teatro, o circo, a música, performance e dança, além da nostalgia e romantismo de artistas que voltam à cena de BH, como o cantor e compositor Márcio Greyck, que se apresenta na noite de sábado (30/8), às 22h30.

Mas será o sambista Diogo Nogueira o responsável pela abertura da programação no sábado (30), às 19h30, na Praça da Estação. Sua apresentação contará com a participação especial da Orquestra Sesiminas. No mesmo palco, a cantora Paula Fernandes será o destaque do domingo (31), às 17h30. Raimundos, Aline Calixto e Flávio Renegado também estão na programação do palco Estação.

Já na Praça da Liberdade, a música instrumental mineira dará o tom das atrações com Lô Borges, Chico Lobo e Gabriel Guedes. O vibrafonista norte-americano Ted Piltzecker também será uma das atrações, graças a parceria cm o Festival Internacional de Música.

No Parque Municipal, a Orquestra Sinfônica Arte Viva convida o músico Toquinho para uma apresentação de mpb no sábado (30) às 22h30. No dia seguinte, às 10h, será realizada uma edição especial para a Virada Cultural do projeto Concertos no Parque com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

O Sesc, parceiro estratégico da Virada Cultural de BH, promove 24 horas ininterruptas de programação no Sesc Palladium. Apresenta atrações em todos os seus espaços além de um palco montado na rua Rio de Janeiro com diversos shows, onde a cantora Céu traz pela primeira vez a BH seu repertório em homenagem a Bob Marley.

A Viradinha, pensada para público infantil, prevê diversas opções espalhadas em vários pontos do Circuito, no domingo (31), com destaque para o Parque Municipal, trazendo espetáculos teatrais, circenses, oficinas, contações de histórias, entre outros. Dentro dessa programação estão: “Um Baú de Fundo Fundo”, do Grupo Giramundo, o Picadeiro Aéreo do Circo Escola de São Paulo e o “Mini Teatro de Sombras” do Grupo Girino. Ações como a do Graffiti Relacional vão proporcionar às crianças que estarão no Parque Municipal a oportunidade de também serem protagonistas da arte praticada na Virada 2014.

A programação associada inclui todos os espaços do Circuito Cultural da Praça da Liberdade; a Casa Una de Cultura, com show da cantora Titane; o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, que exibe uma maratona da trilogia "O Poderoso Chefão"; a Funarte, onde acontece o "Viradão de Impro!" trazendo improvisações teatrais sem hora para terminar; o Centro Cultural UFMG e o Conservatório de Música, ambos com programação especial para a Virada, além de outros espaços. Também integram a programação da Virada mais de 22 equipamentos culturais da Fundação Municipal de Cultura, entre eles o Museu Histórico Abílio Barreto, o Centro de Referência da Moda, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, a Casa Kubistchek e a rede de centros culturais localizada em diversas regionais da cidade.

Considerando também o esporte como uma importante manifestação sociocultural, a Virada oferece ações como o 2º Campeonato Brasileiro de Bike Polo (no dia 31/8 das 9h às 19h, na Avenida dos Andradas, próximo ao Edifício Central) e o 3º Mundialito de Rolimã do Abacate (dia 31/8, de 12h às 19h, na Avenida João Pinheiro).