FecharX

Obra de Conceição Evaristo é tema de palestra na Academia Mineira de Letras

Professor Eduardo de Assis Duarte aborda os livros da autora em palestra virtual



Créditos da imagem: Lis Pedreira/Divulgação
Main emc101218el08
Conceição Evaristo figura como uma das mais criativas escritoras brasileiras deste século
Redação Sou BH
30/03/21 às 20:14
Atualizado em 30/03/21 às 20:14

Conceição Evaristo figura como uma das mais criativas escritoras brasileiras deste século. Sua obra será abordada na palestra da Academia Mineira de Letras “Conceição Evaristo: memória, ficção, poesia” pelo professor Eduardo de Assis Duarte. O conteúdo estará disponível no YouTube da AML, na quinta-feira (1º), a partir das 11h. A palestra consistirá na apresentação da obra de Conceição Evaristo e de seu projeto estético afro-brasileiro, com destaque para o processo da “escrevivência” presente em seus poemas, contos, romances e novelas.

Conceição Evaristo

Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996), e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011), na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.

Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. Escritora versátil, cultiva a poesia, a ficção e o ensaio. Desde então, seus textos vêm angariando cada vez mais leitores. A escritora participa de publicações na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Seus contos vêm sendo estudados em universidades brasileiras e do exterior, tendo, inclusive, sido objeto da tese de doutorado de Maria Aparecida Andrade Salgueiro, publicada em livro em 2004, que faz um estudo comparativo da autora com a americana Alice Walker.

Sobre o palestrante

Eduardo de Assis Duarte é professor do Programa de Pós-graduação em Letras – Estudos Literários e Coordenador do Portal literafro, da UFMG. Principais publicações: Machado de Assis afrodescendente (3ª ed., 2020); Literatura e Afrodescendência no Brasil – antologia crítica (4 vol., 2014);  Literatura afro-brasileira – 100 autores do século XVIII ao XXI (2ª ed., 2019); Literatura afro-brasileira – abordagens na sala de aula (2ª ed, 2019); Literatura, política, identidades (2005); Jorge Amado, romance em tempo de utopia (2ª ed., 1996).

Serviço

Palestra online “Conceição Evaristo: memória, ficção, poesia” – com Eduardo de Assis Duarte
Data: a partir de 1º de abril, às 11h
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras