FecharX

Para entender o feminismo e sua importância nos dias atuais

Livro responde questões sobre o movimento, desde suas origens até a atualidade



Créditos da imagem: Vladimir Sukhachev/shutterstock
Main destaque vladimir sukhachev
Redação
01/07/20 às 14:00
Atualizado em 01/07/20 às 14:00

Feminismo é um movimento de cunho político e social que busca pela igualdade entre mulheres e homens. A causa feminista tenta vencer a histórica desigualdade de gênero, que ainda hoje se reflete em aspectos como violência contra a mulher, diferenças salariais entre homens e mulheres, forma como meninas e meninos são educados e até nos padrões de beleza impostos às mulheres.

Desde seu surgimento no final do século XIX, novas ondas de manifestações surgiram em direção à luta contra as agressões maritais, sexuais, assédio moral ou remuneração salarial igualitária.

Ao mesmo tempo, ser ativista continua sendo um perigo para as mulheres. É esse cenário sobre o qual a autora Pilar Pardo Rubio se debruçou para escreverPrimavera das Mulheres, lançamento da editora Cultrix, que responde a dezenas de questões atuais sobre o tema e mostra suas raízes históricas, as estratégias de luta, os conflitos e as contradições do movimento feminista.

São 100 questões respondidas, em linguagem clara e jornalística, com exemplos, dados e comparações. Das dúvidas mais comuns às mais modernas provocações, a autora joga luz sobre o tema mostrando o que já foi conquistado e o que ainda há para ser. 

Por que o feminismo nunca esteve na moda?;

Existem homens feministas e mulheres machistas?;

Por que as feministas querem igualdade de direitos com os homens?;

Por que os homens são o primeiro sexo?;

Por que não aprendemos feminismo na escola se ele é tão importante? 

Essas são algumas das perguntas respondidas por Pilar.

O livro se divide em nove eixos temáticos, que abordam, entre outros: Os segredos e mentiras sobre a igualdade; Conceitos-chave para entender o feminismo; O feminismo depois do voto e a suposta liberdade das mulheres; Feminismo em tempos de urgência: a importância da igualdade.

“O machismo é a ideologia que defende a superioridade dos homens sobre as mulheres. Para o machismo homens e mulheres diferentes, são desiguais, e, nessa relação, por menor que seja de poder, eles sempre terão mais que as mulheres e as dominarão.  O feminismo, além de luta pacífica contra a negação às mulheres de seu direito a ter direitos, é um campo de reflexão e debate aberto sobre a liberdade de ser homem ou mulher”. (Trecho da obra Primavera das Mulheres)