FecharX

Professor da UFMG lança livro para facilitar a leitura de ‘Grande Sertão: Veredas’

A obra do linguista aborda a filosofia e as trilhas do livro escrito por Guimarães Rosa



Créditos da imagem: Clarice Poesia
Main luiz carlos de assis rocha foto clarice poesia   3
O livro tem como objetivo facilitar a leitura para aquele que quer ler, reler, e entender melhor a obra-prima do escritor, diplomata e médico Guimarães Rosa
Redação Sou BH
22/02/21 às 13:26
Atualizado em 22/02/21 às 13:26

Nesta segunda-feira (22), às 19h, acontece no Instagram da Páginas Editora a live de lançamento do livro “Como ler Grande Sertão: Veredas”, do professor de linguística da UFMG, Luiz Carlos de Assis Rocha. O livro tem como objetivo facilitar a leitura para aquele que quer ler, reler, e entender melhor a obra-prima do escritor, diplomata e médico Guimarães Rosa.

“Podemos dizer que existem dois grupos de possíveis leitores de Guimarães Rosa: aqueles que começaram a ler, mas não foram até o fim e, aqueles que não leram e nem conhecem o autor” diz o professor.  Rosa é, de fato, um dos grandes autores da língua portuguesa e sua linguagem própria é, ao mesmo tempo, magnífica e de difícil acesso para muitos leitores.

O próprio professor Luiz Carlos encontrou na leitura de “Grande Sertão: Veredas” um desafio, mas o gosto e a curiosidade pelo livro e o autor cresceram desde o seu tempo de graduação. Depois de ler o livro diversas vezes e já o compreendendo melhor, Luiz Carlos Rocha começou a lecionar disciplinas na UFMG sobre Guimarães Rosa.

 “Meu livro explica palavra por palavra, frase por frase, explica não só o funcionamento da língua, mas também o sentido das palavras, das frases, das figuras que ele usa”, acrescenta. A obra trata também sobre a filosofia e as trilhas do livro.

Professor de linguística, Luiz Carlos de Assis Rocha criou há cinco anos uma instituição que estuda e cultiva a memória de Guimarães Rosa. O grupo chamado Sagro (Sociedade dos Amigos de Guimarães Rosa) reunia-se uma vez por semana para falar sobre o livro, até o início da quarentena.

O livro será vendido por R$ 44,90 e é apresentado em obra individual com 382 páginas. Há também a opção do Box (R$ 139), em que é incluída a última edição de Grande Sertão: Veredas, da Companhia das Letras. A arte de capa, tanto do livro quanto do Box é do ilustrador Nelson Cruz.