FecharX

Confira a programação da série Ideias #EmCasaComSesc desta semana

Debates tratam de mostras de cinema on-line, de êxodo urbano em tempos de pandemia e do papel dos sonhos durante o isolamento social



Créditos da imagem: Divulgação
Main capturar
Redação
10/02/21 às 14:17
Atualizado em 10/02/21 às 14:17

Buscando incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, a série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Confira a programação desta semana!

9 de fevereiro, terça-feira

Mostras de Cinema On-line: um Cenário de Potencialidades

O ano de 2020 impôs a todos condições ímpares para fruir e pensar os lugares e formas de acessar arte, além de suscitar reflexões sobre os enlaces entre os meios virtuais e físicos, em constante condição de intercâmbio. Destacando o audiovisual, e em especial as mostras e festivais de cinema, com eventos que mobilizam toda uma cadeia artístico-cultural e de mercado, este encontro convida representantes de três festivais para uma conversa sobre o que foram os Festivais de Cinema no contexto de isolamento social, em um recorte sobre as possibilidades e as oportunidades que o on-line pôde proporcionar, bem como suas perspectivas para 2021.

Participantes:

Amaranta Cesar - professora e pesquisadora em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutora em Estudos Cinematográficos pela Universidade de Paris 3 - Sorbonne Nouvelle. Possui Pós-doutorado pela New York University. Coordenadora e idealizadora do CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira (BA).

André Fischer - criador e diretor do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, coordenador do Centro Cultural da Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Curador, programador e jurado em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Foi apresentador e roteirista do Cine MixBrasil no Canal Brasil/Globosat, âncora do CBN MixBrasil, colunista do MTV Notícias e da Folha de S. Paulo.

Monica Trigo - gestora cultural e realizadora de festivais - dentre eles, o Cinefantasy - Festival Internacional de Cinema Fantástico. Parecerista, jurada técnica, curadora e produtora executiva. É diretora de audiovisual da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e presidente da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico (FANTLATAM).

Mediação:

Cecília De Nichile - formada em Superior do Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com pós lato sensu em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É assistente de cinema da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo.

Apresentação:

Sabrina da Paixão - historiadora e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

 

11 de fevereiro, quinta-feira

Êxodo Urbano em Tempos de Pandemia

Nesses tempos de pandemia, muitas pessoas ficaram isoladas em suas casas e passaram a trabalhar em home office. A flexibilização do local de trabalho, aliada à vontade de se morar em um lugar mais agradável, com custo de vida menor, está fazendo com que algumas delas se mudem para cidades menores, seja no interior, seja no litoral. A mesa debate o fenômeno do êxodo urbano e das segundas residências, os principais fatores que contribuem para isso, o perfil das pessoas que têm condições de se mudar e o impacto social e no mercado imobiliário dessa mudança nas cidades destino.

Participantes:

Tadeu Alencar Arrais - professor associado da UFG, pesquisador do CNPq e coordenador do Observatório do Estado Social Brasileiro.

Fabelis Manfron Pretto - doutora em Geografia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professora colaboradora do Departamento de Geociências da UEPG e membro fundadora da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC).

Mediação e apresentação:

Danilo Cymrot - doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP e pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

 

13 de fevereiro, sábado

Os Sonhos Durante a Pandemia de COVID-19

O bate-papo irá abordar a pesquisa "Inventário de Sonhos 2", que organizou e compilou mais de mil depoimentos dos sonhos de pessoas em período de isolamento social. Teria o sonho se transformado em um abrigo para lidar com a mudança de rotina, as informações imprecisas e as expectativas incertas sobre o futuro? Poderiam os sonhos nos ensinar sobre novos modos de pensar, de agir e de criar, mesmo no seio de turbulências políticas e sociais?

Participantes:

Karen Worcman - fundadora do Museu da Pessoa, onde atua como curadora e diretora-presidente. Historiadora, formada pela Universidade Federal Fluminense, com pós-graduação em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro, também é doutoranda do Programa Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH/USP.

Paulo Cesar Endo - psicanalista, professor livre-docente do Instituto de Psicologia da USP e do Programa Interdisciplinar em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Diversitas -FFLCH/USP. Atua como membro pesquisador da Unit Research on Dreams, Memory and Imagination Studies (Polônia), da Memory Studies Association (Dinamarca) e é assessor dos Territorios Clínicos de la Memoria (Argentina). Em 2006 foi agraciado com o prêmio Jabuti pela obra "A Violência no Coração da Cidade: Um Estudo Psicanalítico".

Mediação e apresentação:

Mariana Queiroz Fernandes - graduada em Artes Visuais e mestre em Estudos Culturais, ambos pela Universidade de São Paulo. Criadora e organizadora do Seminário Longitudes (FUNARTE). Integra a equipe de programação do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.