FecharX

Rir é o melhor remédio: FestCômico exibe mais de 30 filmes de comédia

Festival Brasileiro de Comédia terá duração de seis dias e, além de produções cinematográficas, irá promover debates e bate-papos sobre criação de conteúdo de humor



Créditos da imagem: Divulgação
Main festc%c3%b4mico prancheta 1
Três produções mineiras foram selecionadas e vão concorrer ao Troféu Abacaxi, que é uma criação original do artista Felipe Ferreira de Almeida, projetada e confeccionada exclusivamente para o festival
Redação Sou BH
05/04/21 às 20:53
Atualizado em 05/04/21 às 21:00

Um tributo aos filmes de comédia nacionais e seus artistas. Assim pode ser definida a 1ª edição do Festival Brasileiro de Comédia, o FestCômico, que começa nesta terça (06) e tem toda a programação gratuita e on-line transmitida pelo YouTube.

Ao longo de seis dias, serão exibidas 37 produções, entre curtas, longas-metragens e uma série de comédia, em quatro mostras paralelas. Também serão promovidos masterclasses, debates e bate-papos sobre criação de conteúdo de humor.

"Durante a seleção dos filmes, percebemos a dimensão do que estávamos programando: não apenas um remédio paliativo para distrair os sintomas de dor e desesperança, mas um convite a parar, escutar e sentir. Baixar a guarda. E deixar soltar o riso frouxo, ou mesmo as lágrimas de emoção. Para que, juntos, possamos caminhar - não se sabe bem para onde, mas que seja para um futuro repleto de beijos, abraços e carnavais", conta Vitor Medeiros, coordenador do FestCômico.

Serão três mostras de curtas-metragens focadas na produção nacional contemporânea, passando por diversos formatos, subgêneros e temas, desde estar na seca durante a quarentena até a abdução por extraterrestres metaleiros.

Três produções mineiras foram selecionadas e vão concorrer ao Troféu Abacaxi, que é uma criação original do artista Felipe Ferreira de Almeida, projetada e confeccionada exclusivamente para o festival.

‘Morde & Assopra”, de Stanley Albano, conta a história de um rapaz que, depois de meses trancado em casa, foi sorteado em um programa de redução de danos da burguesia e ganha o direito a passar um fim de semana num casarão em que o avô dele já trabalhou.

Em ‘Plano Controle’, de Juliana Antunes, o ano é 2016 e um golpe político da direita derruba a primeira mulher eleita presidente no Brasil. Nesse contexto, Marcela usa o serviço de teletransporte de seu celular para deixar o país. Porém, seu plano é controle.

Já na trama ‘A retirada para um coração bruto’, de Marco Antonio Pereira, Ozório é um senhor que vive sozinho em um local isolado e passa os dias ouvindo rock no rádio, enquanto vive o luto da sua companheira. Isso até que um movimento no céu quebra sua solidão.

Entre os longas estão os filmes de Betse de Paula, sobrinha do comediante Chico Anysio (1931-2012) e uma das mais importantes diretoras dedicadas à comédia no Brasil, que fará a estreia nacional de sua nova série no festival.

Todas as produções do festival estarão disponíveis a partir das 19h de terça (6) até as 23h59 do dia 13. Clique aqui para assistir.

Confira abaixo a programação completa do 1º FestCômico

Terça - 6/4

19h - Abertura + Mesa 1 "Humor em esquetes", com Nathalia Cruz

Quarta - 7/4

17h - Bate-papo com realizadores - Mostra Competitiva sessões 1 e 2
19h - Mesa 2 "Flopando 24h - uma conversa sobre meme e política", com Saquinho de Lixo

Quinta - 8/4

17h - Bate-papo com realizadores - Mostra Competitiva sessões 3 e 4
19h - Mostra Homenagem - Bate papo com Betse de Paula, Dira Paes e Sílvia Buarque

Sexta - 9/4

17h - Bate-papo com realizadores - Mostra Competitiva sessão 5
19h - Masterclass "Quando a comédia romântica encontra os estudos de narrativa" com Carolina Amaral

Sábado - 10/4

15h - Bate-papo com realizadores - Mostra Xófem sessões 1 e 2
17h - Bate-papo com realizadores - Mostra Fluminense sessões 1 e 2
 19h - Mesa 3 "Memórias de uma transformista finíssima", com Regine de Mônaco 

Domingo - 11/4

15h - Masterclass "Este Mundo é um Abacaxi: Comédia, Paródia, Chanchada" com Jocimar Dias Jr.
19h - Cerimônia de encerramento + Premiação