FecharX

Série sobre sambistas mineiros exibe hoje a carreira do músico Márcio Nagô

No programa, Nagô apresenta parte do repertório do seu terceiro e último disco, "Flor de Laranjeira"



Créditos da imagem: Reprodução
Main marcionago reproducao almanaquedosamba3
Natural de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, Márcio Nagô é cria do congado e da capoeira, bebeu dos tambores e revisitou, nos quilombos, as heranças ancestrais
Redação Sou BH
31/03/21 às 11:51
Atualizado em 01/04/21 às 12:15

O cantor e compositor Márcio Nagô é o convidado do último programa da websérie Sambista da Vez, projeto de divulgação e valorização de intérpretes, compositores e instrumentistas de várias gerações do samba. O 48º episódio vai ao ar nesta quarta-feira (31/03), às 19 horas, por meio do canal do Almanaque do Samba no Youtube. No programa gravado no ano passado, no Quintal do Almanaque, Márcio Nagô apresenta um resumo de sua carreira e parte do repertório do seu terceiro e último disco, "Flor de Laranjeira". Ele está acompanhado do percussionista Rodrigo Martins.

De acordo com a produtora executiva do projeto, a agente cultural Clarice Fonseca, a websérie se transformou em um importante acervo do samba de Belo Horizonte no setor do audiovisual.

“A produção de conteúdos digitais para entretenimento do público confinado nas casas, em função da pandemia do coronavírus, ganhou reforço com a websérie Sambista da Vez, isso foi muito importante. Apresentamos diversos aspectos da nossa cultura, o pessoal da velha guarda, grandes compositores, a representatividade feminina, além dos novos talentos”, afirma.

Iniciada no segundo semestre de 2019, a websérie foi retomada durante a pandemia, em 2020, seguindo todos os protocolos sanitários de combate ao coronavírus. Nas duas temporadas foram ao ar 47 episódios. Fabinho do Terreiro, Serginho Beagá, Ricardo Barrão, Mamão, Pirulito da Vila, Tavinho Leoni, Cabral, Domingos do Cavaco, Dona Elisa, Cinara Ribeiro, Dóris, Manu Dias, Ronaldo Coisa Nossa, Lagoinha, Mandruvá, Fernanda Vasconcelos, Ronaldo Leon, Bruno Cupertino, entre outros, já participaram do projeto. 

Márcio Nagô

Natural de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, Márcio Nagô é cria do congado e da capoeira, bebeu dos tambores e revisitou, nos quilombos, as heranças ancestrais. Em 2002, conhece Fabinho do Terreiro e o movimento de samba de Belo Horizonte. Cinco anos depois, nasce o primeiro rebento "Raiz do Meu Samba".

Nessa época, participa como intérprete de samba-enredo na extinta escola de samba Império da Nova Era, com enredo assinado pelo carnavalesco Décio Noviello. Em 2014, lança "A Caminho do Mar", álbum que conta com as colaborações de Serginho Beagá, Mandruvá e Black Pio.

Websérie Sambista da Vez

O programa é uma iniciativa do Almanaque do Samba – A Casa do Samba de Minas Gerais. Vídeos inéditos foram exibidos nas redes sociais, Youtube, Facebook e Instagram, e também no site.

Patrocinado pela MGS Participações, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, a websérie Sambista da Vez contou com 48 episódios com duração de até 20 minutos. Em cada programa, o entrevistado contou um pouco de sua trajetória, apresentou sambas, tudo de uma maneira bem descontraída e intimista.

A equipe é formada por Clarice Fonseca (produção executiva), Alexandre Rezende (direção de arte e áudio/Graveto Estúdio), Luís Evo (edição, finalização e visual/Primata Filmes), Bobô da Cuíca (entrevista), João Faleiro (artes gráficas) e Zu Moreira (idealizador).