FecharX

Siderúrgica abre edital e convoca artistas para criar esculturas usando aço

O limite por projeto é de R$ 265 mil e nove propostas serão selecionadas por voto popular



Créditos da imagem: Pìxabay
Main arte em a%c3%a7o face 867521 1920
As obras serão escolhidas por votação popular e serão instaladas em espaços públicos dos municípios onde estão localizadas as principais operações da siderúrgica em Minas
Redação Sou BH
28/03/21 às 13:12
Atualizado em 28/03/21 às 13:12
Estão abertas as inscrições para o edital "Arte em Aço Gerdau" destinado à produção de esculturas em liga metálica e que vai selecionar e patrocinar nove projetos de até R$ 265 mil de artistas visuais mineiros. 

As obras serão escolhidas por votação popular e serão instaladas em espaços públicos dos municípios onde estão localizadas as principais operações da siderúrgica em Minas: Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias, além de Belo Horizonte, que terá a obra instalada no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, passando a fazer parte do acervo público deste equipamento cultural.

“Minas Gerais tem grande protagonismo na história de 120 anos da Gerdau. Por isso, este edital chega como uma forma de reconhecer e incentivar manifestações artísticas que reforcem a riqueza cultural construída em 300 anos de história do estado. A ideia de presentear as cidades com essas esculturas tem o intuito de ampliar o contato da população com a história de Minas Gerais por meio da arte”, explica o diretor de Mineração e Matérias-Primas da Gerdau, Wendel Gomes.

Membro da comissão curatorial do projeto, o arquiteto Gustavo Penna destacou que Minas Gerais possui uma forte cena de artistas que têm no aço a matéria-prima para suas obras. "Nesse cenário, além de resgatar esse olhar para a arte em aço, a iniciativa vem como um incentivo aos artistas, que estão sofrendo com a falta de projetos. Indo além, promove ainda a conexão democrática entre a sociedade e a cultura, levando para essas nove cidades uma convivência maior com o ‘fazer artístico’, com aquilo que propõe as artes”.

Os artistas participantes contarão ainda com uma consultoria gratuita da "Através - Gestão Cultural", empresa especializada no mercado cultural, para apoio nos trâmites de elaboração, inscrição e aprovação dos projetos no mecanismo da LEIC-MG.

O investimento da siderúrgica será com recursos próprios e incentivados por meio da na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC-MG).