FecharX

Teatro de Sabará é restaurado e entregue à comunidade

O espaço, que estava fechado há mais de dois anos para obras, vai abrir suas portas para celebrar seus 200 anos nesta semana



Créditos da imagem: Ricardo André Frantz / Wikipédia
Main teatro municipal de sabar%c3%a1   interior
Redação Sou BH
16/09/19 às 12:00
Atualizado em 16/09/19 às 16:37

O Teatro de Sabará, dono do título de segundo teatro mais antigo do Brasil, será entregue totalmente restaurado à comunidade no dia 19 de setembro. O espaço, que estava fechado há mais de dois anos para obras, vai abrir suas portas para celebrar seus 200 anos, comemorados no mês de junho.

Palco de espetáculos apresentados por renomados artistas e de presenças ilustres como imperadores, barões e baronesas, condes e marquesas, o espaço tem um importante valor histórico para a cidade. Reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 1963, o teatro conta com uma área total construída de quase mil metros quadrados e possui 400 lugares dispostos em três andares, entre galerias e 62 camarotes. 

Sua restauração envolveu uma equipe multiprofissional que realizou diversos tipos de procedimentos. Foi feita a recuperação do piso de madeira, substituição do forro, restauro de portas e janelas, nova instalação hidráulica, troca do telhado e pintura interna e externa.

As instalações elétricas também foram modificadas com a implantação de novo sistema de prevenção e combate a incêndio, além da restauração de toda arquitetura e mobiliário. No total, foram investidos R$ 2,6 milhões pelo Governo Federal por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que executou a obra com o apoio da Prefeitura Municipal.

O trabalho de modernização do teatro foi um dos destaques da intervenção. O projeto teve como objetivo melhorar as instalações sem conflitar com a preservação do bem cultural tombado. Agora o Teatrinho, como é popularmente conhecido, passa a contar com elevadores para a plateia e para artistas, que permitirá acessibilidade universal a todos.

A cerimônia de entrega vai contar com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, do diretor do Departamento de Projetos Especiais, Robson Almeida, do prefeito de Sabará, Wander Borges, da superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Corsino e demais autoridades locais. A Prefeitura Municipal de Sabará, proprietária do imóvel, será a responsável pela gestão do teatro, por meio da Secretaria de Cultura.