FecharX

Viaje por Minas Gerais sem sair de casa

Visitas virtuais à cidades e espaços culturais do estado permitem conhecer destinos surpreendentes



Créditos da imagem: Xará/ SECULT
Main ouro preto    xar%c3%a1
Igreja na cidade de Ouro Preto
Redação
20/05/20 às 12:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Em tempos de pandemia, viajar não é uma opção, mas só fisicamente. Que tal visitar lugares incríveis de Minas Gerais, conhecer cidades históricas, patrimônios culturais tombados, obras de arte a céu aberto, tudo isso sem sair de casa? Por meio do Portal Minas Gerais, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), estão disponíveis várias visitas virtuais para quem estiver disposto a se aventurar nesta forma de experiência, que possui alto grau de imersão e realismo.

Mais de 100 pontos turísticos e destinos mineiros podem ser visitados no portal, utilizando a ferramenta “Minas em 360 graus”, recurso que une imagens aéreas captadas por drones e fotos panorâmicas feitas em solo. A navegação é simples, bastando clicar nas setas para seguir na direção desejada ou nos ícones de helicópteros para ter a visão de como a cidade é distribuída e onde se localizam os principais atrativos.

Há, ainda, recursos interativos como aproximação de imagem e janelas com textos referentes a algum determinado ponto de interesse, como praças, monumentos ou igrejas. Em muitos casos, há também trilha sonora e narração com informações adicionais, que ajudam a situar o internauta no ambiente apresentado. O passeio pode começar com a escolha entre pontos turísticos específicos ou cidades inteiras.