FecharX

Vinícius Natal e Mauro Cordeiro lançam curso E o Samba Fez Escola

As aulas abordarão questões de classe, raça e gênero, além das distintas formas de arte e suas categorizações dentro do complexo universo do samba



Créditos da imagem: Bia Paixão/ Divulgação
Main photo  1
Redação Sou BH
26/01/21 às 13:01
Atualizado em 26/01/21 às 13:01

A ideia do curso E o Samba Fez Escola é debater e refletir, a partir da organização das escolas de samba em diversos segmentos/setores, as diferentes formas de ser sambista. Nesse intuito, as aulas serão atravessadas por questões de classe, raça e gênero, mas também pelas distintas formas de arte e suas categorizações dentro do complexo universo do ritmo brasileiro. 

Se as escolas de samba, hoje, são organizações culturais plurais, o que as fazem parte integrante deste complexo cultural afrodiaspórico denominado samba? Por que essas escolas, instituições quase centenárias, permanecem ativas como um modelo que se espalha, cada vez mais, pelo Brasil e pelo mundo?

São perguntas como essas que os organizadores Vinícius Natal e Mauro Cordeiro pretendem responder ao decorrer do projeto. O curso acontecerá no período de 9 de fevereiro a 16 de março, sempre às terças e quintas, das 19h às 21. Ao todo, serão 10 aulas temáticas que perpassam as várias vertentes do samba.

Os ingressos já estão sendo vendidos pela plataforma Sympla, pelo preço de R$200,00. Além disso, serão oferecidas bolsas para alunos negros (pretos e pardos). Para concorrer, basta enviar um e-mail para pensamentosocialdosamba@gmail.com com uma carta justificando o pedido. As bolsas são limitadas.