FecharX

Alunos mineiros embarcam para o Canadá

<p>Os 22 alunos e duas professoras da rede estadual mineira terão oportunidade de aprimorarem o conhecimento na língua inglesa</p>



Créditos da imagem: Gil Leonardi/Imprensa MG
Main 2 alunos
Gil Leonardi/Imprensa MG
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

Neste sábado (20), 22 alunos do ensino médio e duas professoras de inglês da rede pública estadual de Minas Gerais sobem no vôo que os levará à cidade de Vancouver, no Canadá. A experiência, pioneira na rede estadual de ensino, terá duração de quase um mês - 22/07 a 16/08 - e será uma oportunidade de imersão na língua inglesa.

Os alunos estudarão inglês em quatro escolas localizadas na cidade de Vancouver no período da manhã. Na parte da tarde, esses estudantes participarão de atividades culturais nas escolas. Os mineiros serão hospedados por famílias canadenses, selecionadas pelas escolas e pela Associação de Escolas Públicas do Canadá - Internacional. A comitiva também contará com a participação de dois professores, que também terão a oportunidade de aprimorarem o conhecimento na língua inglesa.

Participaram da seleção os estudantes das 11 escolas da rede estadual da região Norte da capital mineira que cursam o 2º ano do ensino médio. O processo para a definição do grupo foi composto por duas etapas. A primeira foi a análise curricular, sendo que os requisitos para candidatura eram possuir média global igual ou superior a 70% e média em inglês igual ou superior a 80%.

Na segunda etapa, os alunos habilitados foram entrevistados, individualmente, pela comissão coordenadora da edição e avaliados nos quesitos conhecimentos gerais, conhecimento sobre o programa Reinventado o Ensino Médio e desempenho oral em inglês.

Danielle Alves Ramalho é uma das estudantes que vai fazer o intercâmbio. Ela afirmou estar ansiosa e espera melhorar o inglês enquanto estiver no país. ?Consigo me virar com o que sei, mas acho que lá, na prática, a gente aprende mais?, conta a aluna.

Já Felipe Nunes Carvalho Lage, da Escola Estadual Paschoal Comanducci, também em Belo Horizonte, considera esse intercâmbio a realização de um sonho. ?A expectativa é grande e a ansiedade também. Eu estou esperando há muito tempo uma oportunidade como essa e consegui?.

Como Felipe, Tays Souza Miranda, da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, em BH, sempre quis fazer essa viagem. Mesmo com a hora de deixar a família para trás pela primeira vez cada vez mais perto, Tays está tranquila. ?Pesquisei sobre o Canadá, a cultura, a comida... É tudo muito diferente e me surpreendeu, mas não é nada que seja uma dificuldade para mim enquanto estiver lá?, conta.