FecharX

UFMG inaugura nova sede de centro de tecnologia com equipamentos de última geração

O espaço, voltado para o estudo de nanomateriais, vai funcionar dentro do Parque Tecnológico de Belo Horizonte



Créditos da imagem: Judson Porto
Main capa ctnano
Redação Sou BH
15/04/19 às 19:40
Atualizado em 16/04/19 às 15:32

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inaugura, nesta terça (16), a nova sede do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano). O espaço, voltado para inovação em nanotecnologia, ciência que se dedica ao estudo da matéria em escala atômica e molecular, vai funcionar dentro do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

O edifício tem quatro pavimentos, mais de três mil metros quadrados e conta com 10 laboratórios com equipamentos de última geração. Com a melhoria nas instalações, o CTNano vai ganhar ainda mais impulso e eficácia para desenvolver estudos na área que ajudem a atender demandas do setor industrial. Os laboratórios tem capacidade para produzir elementos como nanotubos, grafeno, polímeros e cimento nanoestruturado.

Mais espaço

O CTNano estava em espaços provisórios desde 2013. Segundo o coordenador geral do Centro e professor do Departamento de Física da UFMG, Marcos Pimenta, a nova estrutura vai dar maior eficiência às atividades, além de reunir a equipe de pesquisadores do projeto. "Até então a gente estava trabalhando em locais separados, e com a nova sede todos os profissionais vão poder trabalhar no mesmo lugar, além disso, vamos ter espaço para poder criar novos laboratórios com novos equipamentos", comenta.