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Clubes de vantagens são estratégia eficaz para fidelização dos clientes

Veja dicas para implementar esse benefício e aumentar a percepção de valor agregado dos seus serviços



Créditos da imagem: Rawpixel/Shutterstock.com
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Redação Sou BH
27/03/19 às 16:34
Atualizado em 27/03/19 às 16:39

A fidelização do cliente é um dos objetivos mais desafiadores para as empresas, e uma premissa fundamental para quem quer se manter no mercado de forma sólida e competitiva. Uma estratégia que tem se mostrado eficiente nesse trabalho é oferecer clubes de benefícios ao consumidor, mostrando que ele pode ter vantagens que vão além da compra do seu produto.

No entanto, segundo o analista do Sebrae Minas Haroldo Santos, essa iniciativa só é eficaz acompanhada de um contexto de planejamento. Antes de tudo, é necessário conhecer bem o perfil do público, e traçar uma meta bem definida – aumentar as vendas ou a carteira de clientes, por exemplo.

Depois, é hora de divulgar o novo serviço nas plataformas adequadas para aquele grupo. Durante o processo, se os resultados não saírem como o esperado, reveja a estratégia.

“O empresário precisa perceber o valor agregado dos benefícios que o cliente poderá obter aderindo ao clube. Nem sempre essa vantagem está atrelada ao preço. Obter produtos novos ou exclusivos podem ser atrativos ainda maiores para o cliente”, observa Haroldo Santos.

A exclusividade é uma das vantagens do clube de descontos e benefícios MultiPro, oferecido aos associados da Proauto Proteção Veicular, que tem rede de atendimento em todo o país. São descontos de até 50% em cerca de 3.000 lojas, e mais de 30.000 produtos exclusivos. Os clientes ganham com descontos em cinemas, passagens aéreas, vestuário, instituições de ensino, entre outros.

O gerente comercial Gilson Silva é associado há seis anos e, apesar de já ser cliente fiel, se sentiu mais valorizado com o benefício. Em janeiro, economizou R$ 400 na compra de uma geladeira em uma loja nacional de eletrodomésticos. “O desconto foi maior do que o valor das mensalidades do serviço que adquiri, estou bem satisfeito”, relata.

Para agradar seu cliente

Além da adesão ao clube de vantagens, empreendedores podem lançar mão de outras estratégias para agradar ao público. Veja os aspectos que devem ser levados em conta nas ações para fidelizar os clientes, segundo o Sebrae Minas: 

- Fortaleça o relacionamento: usar as redes sociais, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e a ouvidoria ajuda a manter o contato com o cliente, deixando a impressão de uma atenção direcionada.

- Tratamento diferenciado: lembre-se de mandar mensagens em datas especiais, aniversário, Dia dos Pais, Dia das Mães e Natal. Oferecer descontos é uma das práticas que auxiliam a fidelização. Também comunique o recebimento de produtos recém-lançados para aumentar as chances do retorno do consumidor.

- Invista em CRM: o Customer Relationship Management (CRM) é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que reúne dados e informações sobre suas preferências. Por meio da tecnologia da informação, é possível oferecer um atendimento especializado.

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