Clubes de vantagens são estratégia eficaz para fidelização dos clientes
Veja dicas para implementar esse benefício e aumentar a percepção de valor agregado dos seus serviços
A fidelização do cliente é um dos objetivos mais
desafiadores para as empresas, e uma premissa fundamental para quem quer se
manter no mercado de forma sólida e competitiva. Uma estratégia que tem se
mostrado eficiente nesse trabalho é oferecer clubes de benefícios ao
consumidor, mostrando que ele pode ter vantagens que vão além da compra do seu
produto.
No entanto, segundo o analista do Sebrae Minas Haroldo
Santos, essa iniciativa só é eficaz acompanhada de um contexto de planejamento.
Antes de tudo, é necessário conhecer bem o perfil do público, e traçar uma meta
bem definida – aumentar as vendas ou a carteira de clientes, por exemplo.
Depois, é hora de divulgar o novo serviço nas plataformas
adequadas para aquele grupo. Durante o processo, se os resultados não saírem
como o esperado, reveja a estratégia.
“O empresário precisa perceber o valor agregado dos
benefícios que o cliente poderá obter aderindo ao clube. Nem sempre essa
vantagem está atrelada ao preço. Obter produtos novos ou exclusivos podem ser
atrativos ainda maiores para o cliente”, observa Haroldo Santos.
A exclusividade é uma das vantagens do clube de descontos e
benefícios MultiPro, oferecido aos associados da Proauto Proteção Veicular, que
tem rede de atendimento em todo o país. São descontos de até 50% em cerca de 3.000
lojas, e mais de 30.000 produtos exclusivos. Os clientes ganham com descontos
em cinemas, passagens aéreas, vestuário, instituições de ensino, entre outros.
O gerente comercial Gilson Silva é associado há seis anos e,
apesar de já ser cliente fiel, se sentiu mais valorizado com o benefício. Em
janeiro, economizou R$ 400 na compra de uma geladeira em uma loja nacional de
eletrodomésticos. “O desconto foi maior do que o valor das mensalidades do
serviço que adquiri, estou bem satisfeito”, relata.
Para agradar seu
cliente
Além da adesão ao clube de vantagens, empreendedores podem
lançar mão de outras estratégias para agradar ao público. Veja os aspectos que
devem ser levados em conta nas ações para fidelizar os clientes, segundo o
Sebrae Minas:
- Fortaleça o relacionamento: usar as redes sociais, o
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e a ouvidoria ajuda a manter o contato
com o cliente, deixando a impressão de uma atenção direcionada.
- Tratamento diferenciado: lembre-se de mandar mensagens em
datas especiais, aniversário, Dia dos Pais, Dia das Mães e Natal. Oferecer
descontos é uma das práticas que auxiliam a fidelização. Também comunique o
recebimento de produtos recém-lançados para aumentar as chances do retorno do
consumidor.
- Invista em CRM: o Customer Relationship Management (CRM) é
um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que reúne dados e
informações sobre suas preferências. Por meio da tecnologia da informação, é
possível oferecer um atendimento especializado.
*O conteúdo é de
responsabilidade do anunciante