FecharX

Estudantes têm até 10 de abril para pedir isenção da inscrição do ENEM

Quem se enquadrar nos critérios, pode fazer a solicitação pela internet para não pagar a taxa de R$ 85



Créditos da imagem: Gabriel Ramos/shutterstock.com
Main gabriel ramos
Agência Brasil
01/04/19 às 17:37
Atualizado em 01/04/19 às 17:52

Os estudantes de baixa renda que querem isenção na taxa de inscrição do ENEM já podem fazer o pedido. Quem se enquadrar nos critérios tem até o dia 10 para fazer a solicitação pela internet. A taxa deste ano custa R$ 85.

Tem direto à isenção quem está cursando a última série do ensino médio em escola pública, ou que cursou todo o ensino médio como bolsista integral na rede privada. Além disso, é necessário ter renda familiar igual ou menor a um salário mínimo e meio por pessoa. Integrantes de famílias de baixa renda com Número de Identificação Social (NIS), único e válido e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos também podem ser isentados.

Já os estudantes que conseguiram o benefício no ano passado e faltaram ao exame devem apresentar justificativa da ausência e solicitar novamente a isenção até o dia 10, caso desejem fazer as provas este ano. 

De olho no prazo

No dia 17 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar a lista dos estudantes que receberam o benefício no portal do Enem.

Os participantes que forem reprovados poderão entrar com recurso, no período de 22 a 26 de abril, na Página do Participante. O resultado do recurso será divulgado a partir do dia 2 de maio.