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Iniciativa Movimenta-SE busca produzir soluções para o setor de eventos

A ideia é criar possibilidades para que a categoria sofra menos impactos devido ao isolamento social



Créditos da imagem: Fizkes/shutterstock
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Redação Sou BH
25/04/20 às 20:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

O setor de eventos é um dos que mais tem sofrido com o isolamento social devido à pandemia do coronavírus. E para produzir soluções e criar estratégias para diminuir o impacto, surgiu o Movimenta-SE, grupo criado por diversos empresários, representantes de entidades regionais e nacionais, realizadores, produtores e fornecedores de todas as categorias que envolvem o setor de eventos de Belo Horizonte e região. 

O grupo se uniu a partir do mesmo pensamento: como manter as empresas se não existem mais possibilidades de realizar o agrupamento social? A maioria pensava que a única saída era fechar o negócio porque não conseguiria se manter. A questão financeira era a primeira e principal preocupação de todos eles.

Juliana Foureaux, consultora de eventos, é uma das criadoras do movimento, começou a pensar junto com outros colegas até que todos perceberam que estavam passando pelas mesmas dificuldades e tendo as mesmas dúvidas. De um grupo inicial de dez pessoas, hoje o movimento já une mais de cem empresas da capital mineira e dezenove representantes de entidades nacionais.

A ideia do Movimenta-SE é justamente manter o setor engajado, unido e criativo para que soluções apareçam agora e, quando o setor for autorizado a atuar novamente, eles estejam preparados. “A produção deve continuar durante a pandemia. Nós queremos ser o primeiro estado a executar um evento no dia seguinte à liberação”, conta Juliana.

A principal preocupação do Movimenta-SE é apoiar todas as categorias que são envolvidas quando se trata da produção de um evento. Assim, eles vão além de pensar apenas na sua própria empresa ou próprio negócio. O grupo de apoio social também surgiu para ajudar os autônomos, os freelancers, que trabalham durante os 590 mil eventos por ano, 1600 por dia em todo o Brasil, mas que não possuem vínculo nenhum, como alguns colaboradores da limpeza, pipoqueiros, vendedores ambulantes, guardadores de carros, garçons, seguranças, floristas, manobristas, técnicos, etc.  A ideia é montar cestas básicas e outros produtos de primeira necessidade que estejam faltando nessas casas, através da campanha #ameopróximo. Segundo o diretor da Nenety Shows Eventos, Francisco Tófani, as forças estão sendo concentradas nesse projeto, que terá o cadastro liberado em breve.