FecharX

Onda roxa começa hoje e comerciantes alertam que 'setor pede socorro'

Fecomércio MG afirma que empresários não conseguem mais arcar com as obrigações financeiras sem o apoio governamental



Créditos da imagem: Leandro Couri/EM/D.A Press
Main com%c3%a9rcio fechado na rua da bahia leandro couri em d.a press
Cena de comércios fechados virou rotina em Belo Horizonte. Na foto, estabelecimentos vagos na rua da Bahia, no Centro
Thiago Alves
17/03/21 às 13:35
Atualizado em 17/03/21 às 14:05

A partir desta quarta-feira (17), Belo Horizonte e outros 852 municípios mineiros devem adotar o toque de recolher entre 20h e 5h. A medida faz parte da 'onda roxa' que o governador Romeu Zema impôs a todo o Estado por causa da situação crítica do sistema hospitalar, à beira de um colapso.

Em nota enviada para a imprensa nesta terça-feira, a Fecomércio MG, entidade que representa 580 mil empresários do comércio de bens, serviços e turismo de Minas, disse compreender a decisão tomada pelo governo de Minas Gerais. No entanto, a entidade alerta que o 'setor terciário pede socorro'.

"Os empresários não conseguem mais arcar com as obrigações financeiras sem o apoio governamental e união das esferas federal, estadual e municipais. Por isso é preciso adotar medidas financeiras, como prorrogação e revisão das taxas de empréstimos, além a votação da emenda constitucional que permite a volta do programa de suspensão de contratos e redução de salário e jornada", traz um trecho do comunicado.

A Federação ressaltou a urgência na definição e adoção de medidas que contribuam para minimizar os impactos do novo fechamento do comércio e destacou a necessidade de o governo federal regulamentar a reedição do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. "A iniciativa permitirá às empresas que suspendam contratos de trabalho e reduzam jornadas e salários, viabilizando assim a manutenção das empresas e dos empregos. Além disso, é preciso ampliar e acelerar o programa de imunização da população. Afinal, só com todos vacinados, poderemos garantir o futuro da nossa economia e a reabertura definitiva das atividades, resgatando a confiança de empresários e consumidores".

Por fim, a Fecomércio disse se preocupar com os empresários que, "a cada dia, veem seus estabelecimentos findarem, sem previsibilidade ou solução ágil e palpável para salvar seus negócios. Sozinhos, não conseguem arcar com todos os efeitos provocados pela pandemia. Por isso, é preciso união de todos, principalmente apoio federal para a aprovação de programas e leis que auxiliar os brasileiros em um dos momentos mais graves da história mundial".

Crise contribuiu para o fechamento de quase 24 mil empresas em BH

De acordo com a Fecomércio MG, 23.982 empresas foram extintas em Belo Horizonte em 2020. Em janeiro deste ano, outras 2.416 empresas fecharam as portas. Na semana passada, o Sou BH publicou uma reportagem mostrando a relação entre a implantação de medidas restritivas e o fechamento de bares e restaurantes tradicionais da cidade, como o Celeiro de Minas, Vecchio Sogno, Cafeteria Benzadeus, Dona Tomoko, Alma Chef e A Favorita.