FecharX

Projeto que mapeia empreendimentos femininos está com inscrições abertas

O Mulheres em Círculo já conta com 30 grupos e vai selecionar mais 25 iniciativas voltadas para o fortalecimento das mulheres



Créditos da imagem: Divulgação/Coletivo Naiá
Main coeltivo naia2
Redação Sou BH
19/03/19 às 19:10
Atualizado em 19/03/19 às 21:39

Valorizar o que é produzido pelas belo-horizontinas. Esse é o objetivo do Mulheres em Círculo, criado pelo Coletivo Naiá. Com 30 iniciativas em uma rede de conexão na cidade, o projeto, que promove o resgate da autoestima e a luta pela equidade de gênero, está com inscrições abertas para novas propostas de mulheres de BH. A participação é gratuita e as interessadas podem se inscrever até o dia 8 de abril.

O Mulheres em Círculo é um site com imagens e histórias de iniciativas femininas de Belo Horizonte. São apresentadas e conectadas empreendedoras, escritoras, grafiteiras, doulas, rappers, bordadeiras, palhaças, cantoras, ativistas e mais. A memória desses encontros e trocas está disponível na página.

Ainda mais minas

A ideia agora é ampliar essa rede. Para 2019, serão selecionados mais 25 grupos para compor o mapa do empoderamento feminino. Além disso, o projeto também estará mais acessível a pessoas com deficiência visual: a equipe de pesquisadores do SVOA está trabalhando na audiodescrição de todo o conteúdo da página.

Ao final do processo, cada mulher ou grupo participante irá receber as imagens criadas nos ensaios e encontros entre as integrantes da rede. “Além de promover uma reflexão social sobre os contextos nos quais essas mulheres estão inseridas, queremos incrementar a divulgação desses trabalhos. Muitas delas poderão utilizar as fotos criadas para empreender ou potencializar as próprias ações”, comenta Lina Mintz, uma das idealizadoras do projeto.

Como entrar para o time

Para participar, as interessadas devem acessar ao site e preencher o formulário de inscrição até o dia 8 de abril. Como critério de seleção, o coletivo dará preferência para grupos e mulheres cuja atuação seja mais abrangente. As temáticas podem ser variadas, desde que estejam relacionadas ao universo do empoderamento e valorização do feminino. A participação é gratuita.