FecharX

Belo Horizonte recebe oficinas gratuitas de produção de podcast

O uaiPod - Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters acontece em abril e já está com inscrições abertas



Créditos da imagem: Luiz Santana
Main uaipod agenda
Redação Sou BH
18/03/19 às 21:48
Atualizado em 18/03/19 às 21:53

Os podcasts, arquivos de áudio distribuídos pela internet, voltaram a moda e quem quiser aprender a produzir esse tipo de conteúdo vai ter uma boa oportunidade nas oficinas gratuitas oferecidas pelo uaiPod - Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters, que está com inscrições abertas até o dia 29 de março. Os ingressos devem ser retirados pela internet


A edição deste ano acontece no dia 13 de abril, entre 9h e 18h, no auditório do prédio 1 do campus Praça da Liberdade da PUC Minas (Av. Brasil, 2023).


Na data serão oferecidas duas oficinas, a primeira é de Introdução ao Podcast, com Leonardo Martins, host do podcast Galera do Rau. O objetivo da atividade é apresentar os conceitos básicos para a produção de um podcast, desde sua concepção até a sua distribuição, identificando as ferramentas mínimas para produção, abordando conceitos de captação de áudio, edição, produção de pauta, vitrine, construção de rss/feed e ferramentas de distribuição. 

Já a segunda oficina é a de Edição de Podcast, cujo objetivo é ensinar noções básicas de captação, escolha do software mais adequado, além de todas as especificidades técnicas necessárias para se editar um podcast com qualidade. A oficina será ministrada por Alexandre Gomes, o Sr. A, apresentador do podcast Papo Editado. As duas oficinas tem 20 vagas disponíveis cada e acontecem de 9h30 às 11h30, nos laboratórios de Informática da universidade. 


No período da tarde, os participantes podem participar de duas mesas redondas. A primeira, aborda técnicas, a influência que os patrocínios tem no produto final e as vantagens e desvantagens da monetização do podcast.  A outra mesa debate o podcast como um meio de função social.


O produto


Com o avanço das novas tecnologias, o podcast ganhou maior visibilidade nos últimos anos. Principalmente depois que os serviços de streaming, como Deezer e Spotify, passaram a oferecer esse tipo de produto. "O podcast é o herdeiro do rádio, além disso ele é totalmente sob demanda, pois o ouvinte decide se vai ouvir de manhã, tarde ou noite, no carro, sozinho com fones de ouvido ou durante alguma atividade do dia a dia. Por isso, o nome podcast, as iniciais significam Personal on Demand - é pessoal e sob medida", explica a podcaster e organizadora do evento, Karen Voll. 


Para os usuários desse tipo de mídia, poder se informar enquanto faz outras atividades é fundamental: "Quando você, por exemplo, tenta fazer alguma coisa enquanto assiste um vídeo, você acaba perdendo parte do conteúdo, justamente por ser algo visual. Já o podcast não, eu, consigo aproveitar melhor meu dia porque posso fazer minhas atividades rotineiras e, ainda sim, continuar informada, além disso eu posso me divertir com algum podcast de humor, e até aprender outros idiomas", comenta a repórter de rádio, Jil Isidoro.