FecharX

Campeonato Mundial de Preparo de Café tem nova data e representante brasileira

Especialista mineira, Júlia Fortini, se prepara para a competição, que será realizada entre 25 e 26 de junho, em Atenas



Créditos da imagem: Daniel Magalhães
Main photo  3
Redação
28/01/21 às 20:21
Atualizado em 28/01/21 às 20:21

A Academia do Café é referência no setor em todo o Brasil, com produtos selecionados, cursos e iniciativas que contribuem para a valorização da cultura cafeeira. E Júlia Fortini, que está entre os sócios do projeto, se prepara para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Brewers (World Brewers Cup), que acontecerá entre os dias 25 e 26 de junho deste ano, em Atenas, na Grécia.

Entre os experts, esse é o momento mais aguardado do ano, quando os especialistas do mundo inteiro se reúnem para saber quem é o melhor em preparo de café. A competição estava prevista para maio de 2020 na Austrália. No entanto, devido à pandemia do coronavírus, o Campeonato foi adiado.

Para ser classificada, Júlia Fortini desbancou outros 25 candidatos brasileiros e foi a primeira colocada em preparo de café no Campeonato Brasileiro de Brewers Cup em 2019, utilizando um grão que ela mesma escolheu e torrou, sobressaindo-se na técnica. “É uma competição muito séria. Para a seletiva no Brasil, treinei por cinco meses, com um especialista e auxiliares. Agora vou disputar com os melhores do mundo”, explica.

O treinamento é intenso, com testes, degustações e precisão em cada etapa, com direito a um coach que é referência internacional. O método de extração para a prova já foi escolhido. A especialista vai usar o April Brewer, seu preferido, com a mais alta qualidade de sabor possível.

Sobre o grão a ser utilizado, a escolha ainda está em processo. Entre as opções estão cafés da Etiópia, onde Júlia foi conhecer de perto diversas fazendas no início de 2020 e algumas safras de Minas Gerais.