FecharX

Cervejaria Albanos lança projeto que percorre Minas para criar novos rótulos

A expedição já rendeu a criação de três cervejas e a primeira da série já está disponível no estabelecimento



Créditos da imagem: Thiago Henrique
Main albanos stout chocolate   foto thiago henrique  1
Redação Sou BH
01/11/19 às 15:00
Atualizado em 01/11/19 às 16:33

Após produzir mais de 30 rótulos próprios, entre os fixos e sazonais, passeando por diversos estilos cervejeiros, experimentos com abóbora, cramberry e chá, e ganhar prêmios significativos, a Cervejaria Albanos decidiu que é hora de se aprofundar nas raízes de Minas e lançou o projeto Da Origem ao Copo.

Desde agosto, o mestre cervejeiro Pablo Carvalho e a beer sommelier Fabiana Arreguy colocaram o pé na estrada e estão realizando uma expedição por Minas Gerais em busca de tradições e inspirações para a criação de novas receitas. A partir dessa expedição, três novos rótulos já foram desenvolvidos.

A primeira cerveja, fruto da iniciativa, já está disponível no Hub Cervejeiro Albanos Sion, localizado na rua Pium-Í; a on tap: uma Stout Chocolate com compota de laranja-da-terra. Ela tem como base o estilo Stout, com notas torradas que lembram chocolate e café. Junta-se a isso o sabor da compota de laranja, cítrica e levemente amarga do sumo da fruta. A sensação é a de estar saboreando uma barra de chocolate com laranja. Os outros dois rótulos da primeira etapa do projeto vão ser lançados ainda em 2019.

Para a criação desta receita, a dupla visitou Edu Tijolo, em São Bartolomeu, distrito de Outo Preto. O doceiro herdou a profissão – e o apelido – do pai. Começou no ofício aos 13 anos e hoje é famoso na cidade, tradicional por suas compotas.