FecharX

Concurso gastronômico Prato Junino homenageia Dona Lucinha

Os vencedores vão vender os pratos na Vila Gastronômica, durante o Arraial de Belo Horizonte



Créditos da imagem: Roberto Castro/PBH
Main comida mineira foto robertocastro acervomtur   9   1
Redação Sou BH
30/05/19 às 13:53
Atualizado em 30/05/19 às 14:27

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a segunda edição do concurso "Prato Junino", que faz parte da programação do Arraial de Belo Horizonte, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), a Frente da Gastronomia Mineira e as faculdades de gastronomia UNA, Pitágoras, Promove, Estácio de Sá e Senac. A grande novidade deste ano é a homenagem que os acadêmicos prestarão ao legado gastronômico de Dona Lucinha, respeitada internacionalmente como a maior representante da cozinha mineira, falecida no mês de abril deste ano. 

Ao todo, 40 pratos foram inscritos e as seletivas acontecem a partir do dia 3 de junho. A comissão julgadora levará em consideração aspectos como a relevância ao tema, a presença de ingredientes típicos dessa época, além de quesitos técnicos, inovação e economicidade. Os participantes foram orientados a criar receitas com alguma alusão à história de Dona Lucinha e seu legado gastronômico como, por exemplo, referências ao Serro, sua terra natal, a algum ingrediente presente na sua cozinha, seja na apresentação, conceito ou nome do prato. 

O resultado será apresentado para toda a cidade, no dia 15 de junho, em local a definir. Os vencedores vão vender seus pratos na Vila Gastronômica, espaço de destaque da gastronomia no Arraial de Belo Horizonte na Praça da Estação, planejadas para os dias 29 e 30 de junho e 6 e 7 de julho deste ano. 

O júri técnico das seletivas é formado por Eduardo Avelar, chef de cozinha, Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha, Mariana Correa, da confeitaria francesa La Parisserie, Isabela Lapa, fundadora do blog Coisas de Mineiro, e por Jadison Nantes, da Gerência de Culturas Populares e Urbanas da Fundação Municipal de Cultura.

O concurso

Cada faculdade de gastronomia seleciona os acadêmicos por equipes, que elaboram um prato típico da culinária junina que será escolhido nas seletivas.  

Todas as faculdades tem que obedecer ao regulamento do concurso, que orienta na elaboração dos pratos, bem como garante a equidade de condições e imparcialidade nas seletivas finais pela comissão julgadora, formada por representantes do Poder Público, da Frente da Gastronomia Mineira e chefs.