FecharX

Destilarias mineiras de gin são premiadas na Europa

Bebidas produzidas pela Lassaleti, YVY e Vanfall estão entre as melhores do mundo, segundo 'World Gin Awards 2021'



Créditos da imagem: Mateus Lustosa
Main gin   vanfall  mateus lustosa
Os sócios Pedro Junqueira, Arthur Moreira e Rômulo Stockler, da Vanfall, destilaria de BH que levou o bronze na categoria "London Dry Gin"
Thiago Alves
17/03/21 às 11:51
Atualizado em 17/03/21 às 20:40

Além das cervejas e cachaças artesanais, agora são os gins fabricados em Minas Gerais que estão sendo premiados mundo a fora. O concurso "World Gin Awards", realizado em Londres — a meca do destilado favorito da Rainha —, elegeu cinco rótulos de gins produzidos aqui no estado entre os melhores do Brasil nas categorias "London Dry Gin" e  "Contemporary Style Gin".

A grande vencedora da categoria "London Dry Gin" foi a Destilaria Lassaleti, que é de Pouso Alegre, no Sul de Minas, e tem menos de um ano de existência. A bebida da marca foi considerada pelos jurados como a melhor do Brasil. Segundo os especialistas, o destilado mineiro possui "aroma exótico e interessante, com notas terrosas e herbáceas, bastante cúrcuma e gengibre. O paladar é bem elegante, bem picante e pouco terroso, com boa quantidade de zimbro e um toque cítrico. Tem muito caráter e evolui bem no paladar”.

"Este é nosso primeiro prêmio, e além de ser internacional fomos colocados lado a lado com os melhores do mundo inteiro. Estar nessa posição hoje mostra que estamos no caminho certo em todo trabalho que acontece internamente, com nossos parceiros e clientes", comemorou Luiz Filipe, um dos criadores da Lassaleti, em publicação no Instagram.

Além de escolher o melhor gin do país, a "World Gin Awards" também selecionou outros três vencedores, divididos nas categorias 'ouro', 'prata' e 'bronze'. Com fábrica no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na Grande BH, a YVY Destilaria foi a ganhadora da categoria 'ouro' com o gin Mar. A YVY colecionou premiações, tendo levado também o ‘prata’ e o 'bronze' na categoria "Contemporary Style Gin", com os destilados Terra e Ar, respectivamente.

Ainda na categoria "London Dry Gin", o 'bronze' ficou com o rótulo da Vanfall, destilaria fundada em 2020 e que tem escritório no bairro Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte. “Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo e reforça que é só o início de uma grande jornada. Estamos muito felizes porque, com apenas pouco tempo de empresa, já estamos concorrendo com os grandes”, afirma Rômulo Stockler, um dos sócios e fundadores da Vanfall.