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Memória, Cultura e Gastronomia: Xodó é reinaugurado com novo conceito

Hamburgueria mais antiga do estado leva literatura infantil e infanto-juvenil para seu novo menu



Créditos da imagem: Thobias Almeida
Main thobias almeida   capa
Júnior Castro
20/12/19 às 15:00
Atualizado em 20/12/19 às 15:00

Recentemente, o Sou BH esteve na reinauguração simbólica do Xodó, a hamburgueria mais antiga do estado de Minas Gerais -  Rua Gonçalves Dias, 1364 – Praça da Liberdade. Fundada em 1962, a casa seguiu como uma empresa familiar até 2018, quando o seu imóvel e a sua marca foram colocados à venda pela família que o administrava desde a fundação. Foi assim que as empresárias Ana Paula Bragança, Juliana Motti e Maria Helena Pereira decidiram comprar a marca se comprometendo a mantê-la em operação como exigência contratual.

Ao contrário do que muitos poderiam pensar, entretanto, o novo posicionamento da empresa se mantém fiel ao passado, mas retira do Xodó o rótulo de fast-food, para que ele se apresente ao público como um fast-casual: a união entre os conceitos de boa cozinha e a casualidade feita para ser entregue e consumida de forma rápida.

NOVO MENU

O novo menu do Xodó foi inteiramente revisto com a ajuda de uma nutricionista e de um chef de cozinha. A pesquisa começou a partir de documentações antigas da loja, que traziam o histórico das receitas dos produtos que eram servidos desde a sua inauguração. A partir desta análise, a casa avaliou o que era bom, o que poderia melhorar e o que precisava ser inovado. O novo cardápio trouxe os clássicos mais conhecidos do Xodó para a atualidade, sem perder a tradição, e apresenta também novidades, colocando o empreendimento em consonância com a nova realidade do mercado de hamburguerias da cidade.

Além dos já tradicionais hambúrgueres, embora muita gente ainda não saiba, há mais de duas décadas o local oferece almoço executivo diariamente das 11h às 15h. A ideia sempre foi ter boas opções de pratos para aqueles que preferissem almoçar no lugar de simplesmente lanchar.

Já as sobremesas, que talvez seja o setor mais amado do menu no quesito memórias afetivas, traz, além dos milkshakes, opções de sundaes, hot sundaes, banana split, creme de açaí, sorvetões, casquinhas e sorvetes vendidos com 1 ou 2 bolas

INVESTIMENTO EM CULTURA

A nova direção do Xodó também vem com uma vocação natural para a cultura. Não só pela sua localização, no meio de um dos cinturões culturais mais importantes da cidade, mas também pela edificação que o abriga, e pela sua trajetória de vida. Sendo assim, uma das bandeiras que serão levantadas neste novo momento da empresa, é o investimento em cultura.

Um primeiro projeto está disponível para o público e é voltado para o incentivo à leitura infantil e infanto-juvenil. Com a curadoria de Maria Antonieta Cunha, o Xodó passará a entregar livros infantis e infanto-juvenis junto a seus combos Xodozinho voltados para as crianças.

A intenção do Xodó ao disponibilizar obras literárias para crianças em três faixas etárias diferentes como brinde do combo é dar visibilidade a obras literárias do gênero produzidas em Minas Gerais, trazer o hábito de leitura para perto de crianças e, por fim, dar espaço na casa para que autores e editoras mineiras possam divulgar o seu trabalho.

Para 2020, as ações culturais prometem ter ainda mais gás. O projeto Domingo Divertido, que está sendo pensado em parceria com Maria Antonieta Cunha, irá trazer às crianças momentos de diversão, regados a contações de histórias, brincadeiras e atividades pedagógicas ligadas à literatura. Além disso, haverá ainda bate-papos e tardes de autógrafos com escritores de literatura infantil e infanto-juvenil.