FecharX

O Tacho: novo restaurante resgata a cultura da comida caipira de Minas Gerais

Localizado no Carlos Prates, o lugar tem um menu à la carte completo com pratos que usam ingredientes de produtores locais



Créditos da imagem: Daniel Chico
Main capa
Redação Sou BH
27/12/19 às 12:00
Atualizado em 28/12/19 às 14:38

Algumas comidas nos fazem viajar no tempo, para a infância ou um momento especial. Pensando nisso, a chef Mariana Gontijo, que é conhecida por estar à frente do restaurante Roça Grande, no bairro Lourdes, abriu um novo lugar para valorizar os pratos típicos que surgiram junto a Minas Gerais.

Desde o dia 6 de dezembro, o belo-horizontino tem a oportunidade de mergulhar na cultura alimentar proporcionada pelo O Tacho. O restaurante está localizado no bairro Carlos Prates e possui um menu à la carte completo, com sete opções de entrada, sete pratos principais e quatro sobremesas.

Os pratos servidos no local têm pelo menos um ingrediente nativo do Cerrado ou feito por algum de seus povos tradicionais, como os sertanejos, quilombolas e agricultores familiares. Assim, todos os ingredientes usados são de produtores locais.

O Tacho funciona na Rua Patrocínio, 01, no bairro Carlos Prates, de quinta a sábado, das 19h às 00h, e aos domingos, das 12h às 26h.

Cardápio

O cardápio do O Tacho conta, além da tradicional comida caipira, com opções veganas de prato principal e sobremesa. Para os amantes de carne é possível pedir o Tripa Frita, com terrine de miúdos, tripas fritas e brotos com molhos e compota de jabuticaba, ou Tutu Tonto com Leitão.

Entre as opções de sobremesa o cliente pode escolher torta de chocolate mineiro com calda de tamarindo, sorvete de baunilha do cerrado, arroz doce vegano ou uma degustação de doces feitos de ovos.

Na carta de bebidas não pôde faltar a boa cachaça feita em Moema, Passa Quatro e Bom Despacho, além de um vinho especial em homenagem à região da Lagoinha, em Belo Horizonte.