FecharX

Páscoa harmonizada: dicas de vinhos que combinam com bacalhau

Peixe é o prato preferido para a data e seu companheiro ideal nem sempre é o vinho branco



Créditos da imagem: Freepik
Main bacalhau com vinho branco
De acordo com sommelières, o bacalhau nem sempre precisa ser harmonizado com vinho branco. Os ingredientes que compõem a receita e o modo de preparo são quem vão ditar o tipo certo da bebida
Thiago Alves
02/04/21 às 11:12
Atualizado em 02/04/21 às 11:12

A tradição de comer peixes, principalmente o bacalhau, na Páscoa fica ainda melhor com uma (ou duas) garrafas de vinho. Pensando nesta data, o Sou BH consultou dois especialistas da bebida: Cibele Siqueira e Paula Daidone, sommelières do clube de assinatura Wine.

De acordo com a dupla, o bacalhau nem sempre precisa ser harmonizado com vinho branco. Os ingredientes que compõem a receita e o modo de preparo são quem vão ditar o tipo certo da bebida. 

"Um lombo de bacalhau assado, por exemplo, por conta de sua textura fibrosa, suporta um tinto, pois os taninos ajudam a romper as fibras e a mastigação fica mais delicada. Para acompanhar, o vinho Pedro Teixeira Colheita Selecionada Bairrada D.O.C 2018 é uma ótima pedida", recomendam os especialistas.

Mas se você estiver pensando em fazer ou pedir um bacalhau com natas (confira aqui uma lista com os melhores endereços para pedir bacalhau na Semana Santa em Belo Horizonte), uma receita que pode levar molho branco, este prato vai bem com vinho branco de textura untuosa. "Neste caso, o Ropiteau Frères A.O.C. Coteaux Bourguignons Chardonnay 2016 é uma boa opção", indica a dupla. 

Além dos pratos principais, uma salada de bacalhau ou bolinho do peixe também são comuns para a data. Receitas tradicionais e que harmonizam com um rótulo branco, leve e com boa acidez. "Para estes pratos a dica é o Terras de Estremoz Regional Alentejano Branco 2019".

Os rótulos indicados custam entre R$ 41,90 e R$ 119,90.