FecharX

Queijos artesanais são tema de encontro entre chefs e produtores mineiros

O evento vai abordar as tendências para alimentos artesanais durante e depois da pandemia de COVID-19



Créditos da imagem: Divulgação/Seapa
Main queijos artesanais mineiros serao tema de seminario virtual
Redação
08/09/20 às 18:36
Atualizado em 08/09/20 às 18:36

O IV Seminário dos Queijos Artesanais de Minas Gerais já tem data marcada. Entre os dias 25 e 27 de setembro, a mais importante iguaria da gastronomia mineira volta a ser o centro das atenções em um evento que vai reunir produtores, técnicos, estudantes, profissionais da gastronomia e demais empreendedores da cadeia que envolve o produto. A inscrição pode ser feita gratuitamente neste link.


O seminário, que neste ano será virtual, contará com participações de destaque, como a do do chef de cozinha Léo Paixão, que fará a palestra de abertura do evento, com o tema “Conceito e macrotendências de alimentos artesanais na gastronomia”, no painel batizado de O Novo Normal. Além disso, terão outras palestras sobre as perspectivas para o queijo artesanal mineiro durante e pós-pandemia de COVID-19, os processos regulatórios na produção, as tendências para alimentos artesanais; além de cooperativismo e mercado. Clique aqui para conferir a programação completa.

 

Regulamentação do queijo


A produção e a comercialização dos queijos artesanais no estado foram regulamentadas na última quarta-feira (19), pelo Decreto 48.024/2020. A medida é um divisor de águas para o setor, uma vez que contribui para tornar o ambiente de negócios mais favorável a cerca de 30 mil produtores de queijos artesanais e empreendedores rurais mineiros.

 

Patrimônio


Os queijos artesanais se tornaram um símbolo tão importante na representação da tradição e da cultura de Minas Gerais, que tiveram seu modo de produção reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). Hoje, em todo estado, há pelo menos 13 regiões de queijos artesanais reconhecidas.