FecharX

Sabor do Cerrado em Tiradentes

Para melhor apreciação do público, Festival aposta em novo formato para os festins



Créditos da imagem: Guiri Reyes
Main felipe rameh  trindade   leo paix%c3%a3o  glouton  e henrique gilberto  belo comidaria   no jantar  nova gera%c3%a7%c3%a3o   em 2013   cr%c3%a9dito guiri reyes  57  20140804231251
Felipe Rameh (Trindade), Leo Paixão (Glouton) e Henrique Gilberto (Belo Comidaria)
Redação Sou BH
16/08/14 às 22:18
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes ocupa as ruas da cidade histórica, a cerca de 200 km de Belo Horizonte, entre os dias 22 e 31 de agosto. Uma das grandes novidades do Festival em 2014 é a reformulação dos “festins”, que acontecerão de forma mais integrada com a cidade. Os jantares, com menus-degustação, serão servidos em restaurantes do centro histórico, aumentando o número de jantares por fim de semana. O público terá acesso por meio de compra de convites, disponibilizados em uma central de vendas.

Na sexta-feira (22), quem comenda o jantar no restaurante Via Destra é Leonardo Paixão, chef proprietário do Restaurante Glouton de Belo Horizonte (MG). Premiado na categoria Restaurante Revelação 2013/2014 pelas revistas Veja BH Comer & Beber e Encontro, Paixão também conquistou uma estrela e foi eleito Chef Revelação do Brasil 2014 pelo Guia 4 Rodas.

Para o chef, a mudança no formato dos festins é o grande ganho dessa edição. “A qualidade da comida servida ao público estará melhor, por isso, cada prato terá de ser marcante”, afirma Paixão. Em seu cardápio, aposta na diversidade dos sabores do cerrado mineiro. Em cada uma das etapas do menu ele utiliza, entre outras especiarias, ao menos um elemento diferente. “São frutas exóticas que normalmente são pouco conhecidas e utilizadas na gastronomia”, explica Paixão.

Veja o cardápio para o festim

Entrada: Pastel crocante de ostra, molho de umbú, cachaça de barrica, chips de cajá manga e óleo de azedinha

Primeiro Prato: Barracuda no envelope de papel de arroz, banana da terra assada, manteiga de buriti

Principal: Costela de boi, molho de café, canjica de milho branco

Sobremesa: Torta de chocolate amargo com castanha de pequi, coulis de coquinho azedo, rúcula selvática e açúcar pop.

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes oferece programação cultural extensa, com apresentações musicais, lançamentos de livros, exposições e exibições de vídeos, além de 60 cursos de gastronomia, 12 jantares (festins) com chefs de renome nacional e internacional e restaurantes na praça.