FecharX

Uma ceia de Natal diferente

Quais os pratos de uma ceia vegana?



Créditos da imagem: Divulgação
Main 170735 ceia vegana
Conheça receitas para uma ceia de Natal Vegana
Redação Sou BH
21/12/15 às 14:37
Atualizado em 01/02/19 às 20:03

Por Débora Gomes, jornalista do Sou BH

Natal é tempo de comilanças. Alguns pratos são tradicionais em toda ceia e, muitos deles, são feitos somente para a ocasião. Peru, salpicão, tender e lombo recheado são só alguns exemplos. Mas, e aquelas pessoas que não comem carne ou não consomem nenhum prato que contenha ingredientes de origem animal? Para elas, alguns restaurantes especializados se encarregam de preparar receitas deliciosas e diferenciadas, como é o caso do Las Vegans.

O estabelecimento, que funciona no sistema delivery, prepara ceias veganas há sete anos e, inclusive, aceitam encomendas que devem ser entregues na véspera, no dia ou até com uma semana de antecedência. “Não aceitamos mais que duas festas por semana, mas normalmente conseguimos atender a todos os clientes”, conta Paulo Azevedo, proprietário do local.

No cardápio da ceia vegana, o tradicional peru de Natal é substituído por uma couve flor inteira e assada, recheada com shitake e nozes. “É a grande ideia, que fica bonita na mesa e muito deliciosa”, garante Paulo. O prato, servido como principal, pode ser acompanhado também por arroz real com castanha de caju, amêndoas, passas, coco, ervilhas e especiarias. “Oferecemos também lasanha de berinjela com tomates secos ao sol, molho de tomate funcional e creme de tofu”, completa Paulo, além de salada de folhas orgânicas, manga e molho especial.

“Seguimos uma linha saudável e não consumimos frituras ou óleos refinados”, observa Paulo. Para aqueles que optarem por produzir os próprios pratos da ceia, um conselho: “Sugerimos grelhar ou assar, que dá um efeito crocante, delicioso e saudável. Cozinhar em baixas temperaturas e por pouco tempo ajuda a manter os nutrientes, cores e sabores dos vegetais”, orienta Paulo.

Neste Natal, o Las Vegans já está aceitando encomendas, que podem ser feitas pelo telefone (31) 3016-0630. Pelo cardápio completo, com entrada, prato principal e sobremesa, é cobrado um valor médio de R$90 por pessoa.

Eles passaram o cardápio completo pra gente. Quer conferir? Veja abaixo:

Entrada:

- Tábua de Queijo vivo de castanhas;
- Torradas sem glúten de grão de bico e tahini;
- Carpaccio supremo;
- Frutas de Natal (cereja, morango, uvas e pêssego).

Prato principal:

- Couve flor inteira gratinada ao molho de yogurte vegetal, recheada de shitake e nozes.

Acompanhamentos:

- Arroz real com castanha de caju, amêndoas, passas, coco, ervilhas e especiarias;
- Lasanha de berinjela com tomates secos ao sol, molho de tomate funcional e creme de tofu;
- Salada de folhas orgânicas, manga e molho especial.

Sobremesa

- Cheese cake gelado (sem glúten e sem açúcar) nos sabores limão, hortelã e morango, com nozes e tâmaras.