FecharX

Confira lista do Sou BH de filmes dirigidos por mulheres

A fim de celebrar a presença das mulheres na indústria cinematográfica, o Sou BH preparou uma lista de longas premiados



Créditos da imagem: Reprodução
Main cleo from 5 to 7 1962 003 agnes varda directing 00m dne1
"Cléo das 5 às 7" é um dos grandes clássicos da Nouvelle Vague francesa
Redação Sou BH
06/03/21 às 11:51
Atualizado em 06/03/21 às 11:51

O Dia Internacional da Mulher é somente na segunda-feira (8), mas o Sou BH preparou uma lista com 5 filmes dirigidos por mulheres para você maratonar neste fim de semana. Na nossa seleção há produções de todas as épocas, como “Cléo das 5 às 7”, de 1962 e que foi dirigido e roteirizado pela belga Agnès Varda, e “As faces de Toni Erdman”, de 2016 e que foi dirigido e roteirizado pela alemã Maren Ade, uma das principais expoentes da Escola de Berlim.

A lista é uma coleção de filmes que demonstram o poder, a criatividade e a diversidade do cinema produzido por mulheres em todo o mundo. Então, prepare a pipoca e confira na seleção abaixo as sinopses das películas e em quais serviços de streaming elas estão.

O Piano (jane Campion, 1993)

Na época vitoriana, quando a Nova Zelândia estava há pouco tempo sendo colonizada, para lá se muda Ada McGrath, uma mulher que quando tinha seis anos de idade resolveu parar de falar. Ela vai na companhia de sua filha, Flora. O motivo de ter ido para lá é que Ada se casou com Stewart em uma união arranjada, já que ela nem conhecia seu noivo. Ada imediatamente antipatiza com Stewart quando ele se recusa a transportar seu amado piano. Stewart negocia o instrumento e o passa para George Baines, um administrador da região. Atraído por Ada, Baines concorda em devolver o piano em troca de algumas lições no instrumento, que Ada daria para ele. Mas estas "aulas" se tornam encontros sexuais cada vez mais intensos, onde Baines pagava Ada com uma ou mais teclas do piano, sendo que o pagamento estava relacionado à intensidade de intimidade proporcionada. Porém, logo esta situação sai do controle, gerando trágicas consequências.

Onde assistir: Telecine Play

Cléo das 5 às 7 (Agnès Varda, 1962)

Cléo é uma cantora francesa que vive um momento de angústia, enquanto espera o resultado de um exame. O teste pode apontar se ela tem ou não um câncer de estômago. Sem saber o que fazer, Cléo perambula pela cidade de Paris. Ela passa uma hora e meia fazendo coisas banais, à procura de distração, até que conhece um soldado que está prestes a ir para a guerra na Argélia.

Onde assistir: Telecine Play

Encontros e Desencontros (Sofia Coppola, 2003)

Bob Harris é uma estrela de cinema decadente e está em Tóquio para fazer um comercial. Charlotte está acompanhando seu marido, que a deixa muito sozinha. Sentindo-se solitários e sofrendo com as diferenças culturais, eles se encontram por acaso e vão juntos rodar por Tóquio para mudar os ânimos. Dirigido por Sofia Coppola e vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original.

Onde assistir: Looke, Telecine Play e Apple TV

Guerra ao terror (Kathryn Bigelow, 2008)

Sargento William James, sargento J.T. Sanborn e o especialista Owen Eldridge são membros da unidade de bombas especializada em Bagdá. Suas missões chegam às semanas finais e os homens enfrentam situações muito perigosas nas quais arriscam suas vidas em caso de uma possível explosão

Onde assistir: Prime Video e Google Play

As Faces de Toni Erdmann (Maren Ade, 2016)

Winfried, um professor de música de meia-idade, decide fazer uma visita surpresa a sua filha, a organizada Ines. Seu plano é simples e parece infalível: se reconectar com com ela através do seu valioso arsenal de piadas excêntricas. Para isso, ele se transforma em Toni Erdmann, um personagem bizarro. Ines, por sua vez, se desespera ao ver sua vida perfeitamente organizada abalada por um imprevisto desta proporção.

Onde assistir: Microsoft, Apple TV e Claro Video