FecharX

Dia Mundial da Cachaça! Saiba onde celebrar ou comprar a bebida na capital

O Sou BH e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte preparam uma lista com sete locais para você apreciar a aguardente



Créditos da imagem: Paulo Vilela / Shutterstock.com
Main paulo vilela    shutterstock.com
Redação Sou BH
13/09/19 às 18:37
Atualizado em 13/09/19 às 19:01

Especial publicitário - Este material é patrocinado* 

Você sabia que hoje, 13 de setembro, é o dia Mundial da Cachaça? A data, criada na capital mineira pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), em 5 junho de 2009, celebra uma das iguarias brasileiras e homenageia os amantes da branquinha.

A bebida tem um lugarzinho único no coração dos mineiros, além de vários apelidos especiais como caninha, aguardente, pinga e por aí vai. Consumida em todos os lugares do país, a cachaça combina com diversos pratos, seja na mesa do bar ou num restaurante mais requintado. Ela vai bem pura, na caipirinha e até como ingrediente em menus especiais.

E já que hoje é sexta-feira e Belo Horizonte é conhecida como a capital dos bares, separamos abaixo uma lista com sete lugares para você, que mora ou vai desembarcar no Aeroporto Internacional de BH, celebrar a data e aproveitar todas as variedades da bebida.

1) Cantina do Lucas

Endereço: R. da Bahia, 1148 – Centro

O restaurante, inaugurado em 1962, é um Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, tombado em 09 de dezembro de 1997. O espaço funciona na galeria do Edifício Maleta e além da variedade no cardápio, a casa conta com várias opções da branquinha. Na carta estão Vale Verde, Áurea Custódio, Salinas, Seleta, Engenho da Cana e Rainha do Vale.

2) Cachaçaria Lamparina

Endereço: Av. Olegário Maciel, 742 – Centro

A Cachaçaria Lamparina está instalada dentro do Mercado Novo e traz um conceito de empório antigo e de interior, com um balcão e prateleiras cheias de cachaça. A variedade de rótulos conta com destaques como a Farrista de Martinho Campos, a Cachaça Lenda Mineira e as tradicionais e consagradas Cachaça Século XVIII de Coronel Xavier Chaves e a Cachaça Tiê.


3) Cachaçaria Nacional

Endereço: Rua Professor Tavares Paes, 275 - Jardim América

A Cachaçaria Nacional oferece uma variedade de cachaças artesanais de alambiques das principais regiões produtoras do Brasil, além de acessórios para degustação, produtos gourmet, molhos, mostardas, doces e outros produtos artesanais de Minas Gerais. Os seus produtos podem ser adquiridos na loja ou pelo site.


4) Cachaçaria Trilha Real 

Endereço: Av. Cristiano Machado, 1950 - Loja 161 - Cidade Nova

Endereço: R. Min. Orozimbo Nonato, 215 - 40 - Vila da Serra, Nova Lima

A Cachaçaria Trilha Real vem com o conceito diferenciado de vender cachaças e valorizar produtos associados à cultura dessa iguaria. A casa conta com duas unidades e traz diversas opções da bebida exibidas em prateleiras gigantes.


5) Edifício Maletta

Endereço: R. da Bahia, 1148 – Centro

O edifício faz parte da história da capital e conta com diversos bares e galerias, onde você pode experimentar uma variedade da bebida, conversar com os amigos, apreciar a diversidade cultural do espaço e degustar diferentes pratos.


6) Mercado Central

Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro

Tradicional em Belo Horizonte, o Mercado Central é uma das paradas obrigatórias da capital mineira. Além de ser parte essencial da história da cidade, o mercado reflete aspectos culturais e sociais da identidade da cidade. Lá, encontra-se de tudo um pouco. De especiarias a artesanatos, de serviços como cabeleireiro a peças de eletrodomésticos antigos e, é claro, uma extensa variedade de cachaças.


7) Drinkit

Endereço: Rua Manoel Gomes Pereira, 90 – Serra

Endereço: Praça Mineira do Aeroporto Internacional de BH e no setor de embarque doméstico do terminal

Com opções dentro e fora do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, a Drinkit possui uma variada lista de cachaças. Dentre elas, Vale Verde, Gouveia, Seleta, Canarinha e Havana.

 

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante