Aeroporto Internacional de BH é considerado o melhor da América Latina e Caribe
O aeroporto é o único do Brasil a receber o prêmio Airport Service Quality (ASQ) em 2019, concedido pelo ACI World
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi
considerado o melhor da América Latina e Caribe, pelo Airports Council
International (ACI) World, organização representativa dos aeroportos em todo o
mundo. O prêmio
Airport Service Quality (ASQ) 2018, na categoria entre 5 milhões e 15 milhões de passageiros por
ano, foi anunciado nesta semana.
O ASQ
foi criado em 2006 para avaliar a percepção e experiência de viagem dos
passageiros, por meio de 37 indicadores de desempenho. Fazem parte do programa
75% dos 100 aeroportos mais movimentados do mundo. O programa envolve a
aplicação de 640 mil questionários por ano, em 47 idiomas e 91 países. No
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, 1.404 passageiros participaram da
pesquisa, durante todo o ano passado.
“Este
reconhecimento representa o compromisso de todos os colaboradores da BH Airport
com a evolução da qualidade de prestação de serviços. Nosso propósito é proporcionar
a melhor experiência de viagem e tornar o aeroporto um instrumento estratégico
para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais”, afirma Marcos Brandão,
diretor-presidente da BH Airport.
Indicadores
A
exemplo da Pesquisa de Satisfação do Passageiro realizada pelo Ministério da
Infraestrutura, as notas da pesquisa da ACI World são atribuídas em uma escala
de 0 a 5 e avaliam basicamente os mesmos indicadores de qualidade. Em 2018, a
nota geral do Aeroporto Internacional de BH foi 4,07.
Entre os indicadores que registraram melhor desempenho estão
Limpeza do Terminal (nota de 4,42), Ambiente do Aeroporto (4,37) e Painéis de
Voos (4,22). Na América Latina e Caribe, além do Aeroporto Internacional de BH,
ganhou destaque o Aeroporto Internacional de Punta Cana (República Dominicana).
A
cerimônia de entrega do Prêmio ASQ acontece durante a Conferência do ACI, em
Bali (Indonésia), em setembro deste ano.
Reconhecimentos
no Brasil
Em
janeiro de 2019, o Aeroporto Internacional de BH foi classificado entre os mais
pontuais do Brasil, de acordo com o levantamento Punctuality League 2019, realizado
pela OAG, empresa de
inteligência especializada em análise do transporte aéreo mundial. Em 2017, o
local ganhou o prêmio de aeroporto que mais evoluiu na Qualidade de Prestação
de Serviços na América Latina e Caribe, concedido pela ACI.
O
reconhecimento também vem dos passageiros brasileiros. De acordo com a Pesquisa
de Satisfação divulgada pelo Ministério da Infraestrutura, no quarto trimestre
de 2018, o Aeroporto Internacional de BH manteve o terceiro lugar, com nota
4,61 (em uma escala de 0 a 5). Em quatro anos, o aeroporto subiu nove
posições no ranking, passando da 12ª
para a 3ª colocação.
*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante