FecharX

Dia de Feira! Confira sete feirinhas de rua que você precisa conhecer em BH

De artesanato à gastronomia, as feiras são um dos grandes destaques nas ruas da capital e uma opção de lazer para toda a família



Créditos da imagem: Acervo Belotur
Main capa   feira hippie   foto acervo belotur
Redação Sou BH
23/07/19 às 15:00
Atualizado em 24/07/19 às 13:21

Especial publicitário - Este material é patrocinado* 

Qualquer dia é dia de feira, e em BH não faltam opções. As famosas feiras de bairro já fazem parte da história e da paisagem da capital. Elas podem ser semanais ou mensais, mas atendem vários tipos de nichos e acontecem em diferentes bairros. Por isso, quem estiver procurando artesanato, comidinhas mineiras, bijuterias, flores ou frutas, sempre pode esbarrar em uma das feiras por aqui. Algumas delas ainda contam com shows, praças de alimentação com várias opções para o público e, claro, muita diversidade.

Se você está passando pela capital e quer explorar novos ares, o Sou BH e o Aeroporto de Belo Horizonte prepararam uma lista com algumas das mais famosas e variadas feiras para te ajudar na hora de escolher a primeira parada no roteiro pelas ruas da cidade.

1 – Feira Hippie

Av. Afonso Pena, 1385-1537 – Centro

Horário: 6h às 14h

Falar de feira em BH é falar da Feira Hippie. O projeto, que há quase 50 anos ocupa a Afonso Pena aos domingos, é um dos tesouros da capital. A tradicional feira de rua é um dos principais pontos de paradas na cidade. Do acarajé ao tropeiro, das bijuterias ao artesanato, você pode encontrar de tudo nas barraquinhas ao longo da avenida. Ao todo, são de cerca de três mil expositores divididos em 17 setores.

2 – Feira de Flores

Av. Carandaí, s/nº – Funcionários

Horário: 8h às 18h


Crédito: Adão de Souza

Um ponto de encontro para quem gosta de ficar próximo à natureza, em meio a cores e cheiros de orquídeas. A feira, que acontece todas às sextas, conta com mais de 60 espécies de plantas, entre samambaias gigantes, orquídeas, árvores em miniatura e lírios. Criada em 1984, no pátio da Igreja da Boa Viagem, ela se tornou permanente na Avenida Carandaí e conta com cerca de 50 expositores.

3 – Feira Fresca

Confira os locais das próximas feiras no site.

Horário: 9h às 15h

O projeto, fruto do desejo de estreitar os laços entre quem faz e quem come criando uma relação de transparência e de confiança, reúne, toda semana, pequenos produtores locais e consumidores na Feira Fresca para fazer um comércio justo e consciente. Nas barracas são expostos produtos variados, como queijos mineiros, massas artesanais veganas, ovos caipiras, pastas e conservas caseiras, frutas sem agrotóxicos e mudas, trazidos de fazendas, sítios e cozinhas de Belo Horizonte e região. Os alimentos são sempre colhidos no dia anterior e preparados na véspera, o que garante a qualidade do produto e mais sabor.

A Feira Fresca é itinerante e acontece a cada semana em um diferente ponto da cidade. A próxima edição acontece neste sábado (20), de 9h às 15h, no Vila 211, no bairro Serra. A agenda, com os locais e os dias dos outros encontros estão disponíveis no site.

4 – Feira do Mineirinho

Av. Antônio Abrahão Caran, 1000 – Pampulha

Horário: quinta – 17h às 22h e domingo – 8h às 18h

Tradicional ponto de parada nas noites de quinta e aos domingos na capital, a feira oferece uma lista extensa de expositores de artesanato, joias, roupas e coisas para o lar. Além desses, a sua programação conta com shows e outras atrações culturais; espaço kids para a diversão da criançada, estacionamento e ambiente coberto. E para melhorar, tem entrada gratuita.

5 – Feirinha Aproxima

Confira os locais das próximas feiras no site.

Horário: 10h às 17h

Uma típica feira gastronômica de rua, a Aproxima acontece todo mês em locais diferentes da capital. Em toda edição, 30 expositores apresentam pratos da culinária mineira, cafés especiais, cervejas artesanais e quitandas do Estado. O projeto, criado em 2014, nasceu com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional de Minas Gerais. A sua próxima edição acontece no dia 3 de agosto, em homenagem ao Dia dos Pais, no estacionamento do Diamond Mall. Conheça mais do projeto e sua programação no site.


Crédito: Victor Schwaner

6 – Feira Espaço da Cidadania

Av. Bernardo Monteiro, s/nº – Funcionários

Horário: 8h às 17h

Com cerca de 330 artesãos expondo seus trabalhos, a feira funciona há mais de 15 anos no bairro. Situada na avenida Bernardo Monteiro, entre a Rua dos Otoni e a Avenida Brasil, o projeto acontece toda sexta-feira, das 8h às 17h. A feira ainda conta com edições mensais no espaço do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Fórum Lafayette, Tribunal de Justiça Raja Gabaglia e edições extras em eventos diversos na cidade. Todos os expositores fazem parte do Programa Espaço Cidadania, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte.

7 – Feirinha do Santa Tereza

Praça Coronel José Persilva, s/nº – Santa Tereza

Horário: quinta-feira, das 18h às 22h

Já tradicional no bairro boêmio de BH, a feira tem produtos de vários tipos, como bijuterias e artesanato, além das típicas barraquinhas de tortas, churrasquinho, tropeiro, cachorro-quente, entre outros. Os encontros acontecem todas às quintas, a partir das 18h.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante