FecharX

Sete cidades históricas mineiras para conhecer

O Sou BH listou destinos que têm a História como atração principal



Créditos da imagem: Divulgação
Main 170637 ouro preto
Cidade setecentista de Ouro Preto
Redação Sou BH
30/12/15 às 17:07
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Minas Gerais é um estado que tem como principal atração turística aquelas cidadezinhas em que, ao entrar, volta-se no tempo. Igrejas coloniais, ruas de pedra, casas centenárias e o principal: tranquilidade. É, Minas tem lugares mágicos que não se pode morrer sem conhecer.

O Sou BH listou alguns desses lugares carregados de História que você precisa visitar pelo menos uma vez na vida.

Ouro Preto

A 95,5 km de BH, a cidade é um patrimônio mundial. Com seus morros e histórias, passear por Ouro Preto é andar onde caminhou Tiradentes, Cláudio Manoel da Costa, Tomaz Antônio Gonzaga e todos os heróis da Inconfidência. Se você não é muito ligado na História do Brasil, pode aproveitar a cidade por outros motivos: ela é também uma cidade universitária, vibrante e cheia de festas em suas repúblicas.

Mariana

Primeira capital de Minas, Mariana possui uma paisagem inusitada: duas igrejas numa mesma praça. A cidade fica a 12 km de Ouro Preto e é linda. Na Catedral da Sé, localizada na rua Direita, fica um órgão construído na primeira década do século XVIII em Hamburgo, Alemanha, por  Arp Schnitger (1648-1719), um dos mais importantes construtores do instrumento de todos os tempos. A cidade fica a 106 km da capital.

Tiradentes

A pequena Tiradentes, que fica a 188 km de BH, é uma das cidades históricas mais charmosas de Minas. Com um calendário recheado de atividades culturais e gastronômicas, o município já foi cenário de várias novelas e filmes nacionais. A cidade possui um conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e se encontra em excelente estado de conservação.

Diamantina

Basta dizer que uma das principais personagens desta cidade é a escrava que se tornou sinhá, Chica da Silva, para que Diamantina entre no roteiro de qualquer curioso. O município abriga a igreja que, de acordo com a História, tem seu sino na parte de traz para que não incomodasse Chica em seu sono matutino. O carnaval da cidade é famoso pela Bartucada que leva milhões de foliões às ruas do município. Outra atração musical de Diamantina é a tradicional Vesperata, tão querida pelo presidente JK. A cidade fica a 300 km de BH.

São João Del Rei

Uma cidade que possui características da bela arquitetura setecentista e que é também a terra do primeiro presidente eleito democraticamente no Brasil depois do regime militar, Tancredo Neves. Uma característica marcante do município é a presença de estilos variados de arquitetura como colonial, barroco, eclético e moderno. Destaca-se a edificação da igreja de São Francisco de Assis, que é um dos mais belos exemplos do barroco mineiro. A cidade fica a 183 km da capital.

Congonhas

A pequena cidade abriga a obra máxima de Aleijadinho, “Os doze profetas”, que estão à frente do Santuário de Bom Jesus dos Matozinhos. Além dos profetas de pedra sabão, há no município a via-sacra de Jesus composta por capelas que abrigam cenas da Paixão de Cristo, esculpidas em madeira por Aleijadinho e pintadas pelo mestre Athaíde. A cidade fica a 80 Km de Belo Horizonte.

Catas Altas

A pequeniníssima cidade de Catas Altas é linda. Aconchegante, concentra em sua praça principal, a Praça Monsenhor Mendes, todas as atrações do local. Uma bela igreja em estilo rococó e casas setecentistas à sua volta. A cidade fica ao pé da serra do Caraça e recebe com frequência a visita dos lobos guarás. Os acervos histórico, cultural e religioso, de Catas Altas, foram tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Catas Altas fica a 120 Km de Belo Horizonte.