FecharX

5º Juventude oKupa a Cidade será realizado amanhã (25)

<p>Evento discute as diferentes formas de ocupação do espaço urbano no CentoeQuatro</p>



Créditos da imagem:
Main 2404 okupa juventude bh
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

Amanhã (25), será realizado o 5º Juventude oKupa a Cidade no CentoeQuatro (Praça Ruy Barbosa, 104, Centro), a partir das 18h. Com entrada livre (sujeito apenas à lotação do espaço), o evento é promovido pelo Fórum das Juventudes da Grande BH, rede que defende os direitos da juventude e luta pela construção de políticas públicas com essa perspectiva. A proposta é apresentar e discutir diferentes formas de ocupação do espaço urbano, entendendo essas manifestações como modos legítimos de participação social.

O 5º okupa vai contar com apresentações artístico-culturais de diferentes grupos de Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de um debate sobre o Estatuto da Juventude, lei que garante os direitos da população jovem no país e que está em vigor desde o último dia 2 de fevereiro.

De Belo Horizonte, estão confirmados os grupos IP4:20, do Barreiro; o Praça Hip Hop, de Venda Nova; e o Bloco das Pretas, que atua em diferentes regiões da capital mineira. Vindos da região metropolitana de BH, estarão a Família Vandal, de Santa Luzia; As Mina Rima, de Contagem; o Sarau dos Vagal e o Grupo de Teatro Deunateia, ambos de Nova Lima.  

?Buscaremos discutir, problematizar e refletir sobre os limites institucionais e territoriais da participação juvenil. Traremos para o centro da discussão, e para o centro do próprio território urbano, jovens que já têm feito política em suas ?quebradas?, dando-lhes maior voz e visibilidade?, reflete Priscylla Ramalho, integrante do Observatório da Juventude da UFMG e uma de suas representantes no Fórum das Juventudes da Grande BH.