FecharX

59% dos comerciantes não estão preparados para a Copa

<p>Apenas 41% dos empresários dizem estar se preparando para o evento</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:50

Não é apenas com estádios e com a infraestrutura que o País precisa se preocupar para ter sucesso nos eventos esportivos que vai sediar. Há uma expectativa negativa também no setor de comércio e serviços: 59% dos comerciantes brasileiros dizem não estar preparados para receber a Copa das Confederações, que começa em junho e inicia a série de eventos esportivos que terá ainda a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada, no Rio de Janeiro, em 2016. Os dados foram divulgados há pouco e fazem parte de pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Entre as capitais que sediarão a Copa das Confederações, Brasília e Belo Horizonte são onde os empresários estão mais despreparados, com 66% e 64%, respectivamente. Em seguida aparecem Rio de Janeiro (60%), Fortaleza (57%), Recife (48%) e Salvador (46%).

Dos 41% dos empresários que dizem estar se preparando para o evento, 66% disseram que começaram a investir em ações de melhorias nos últimos seis meses. As principais ações que estão sendo realizadas para a preparação são treinamento de equipe (51%), ampliação de estoque (42%) e aumento da variedade de produtos (37%).

Os recursos financeiros que estão sendo usados por essa parcela de empresários que se prepara, aponta a pesquisa, é basicamente de capital próprio (77%), contra apenas 20% de recursos que estão sendo captados em bancos privados ou públicos.

A falta de capital é o segundo maior motivo de falta de investimento na parcela de empresários que não está se preparando para o evento (14%). O primeiro quesito, dizem os empresários, é não ver retorno para o negócio (27%)

Dentro do universo dos empresários que não estão se preparando para a Copa das Confederações, 28% dos entrevistados disseram que não pretendem realizar ações para o evento. Já um quarto dos empresários (25%) afirmou que não conseguirá ficar preparado até o evento.

Poder público x privado

Apesar desse aparente despreparo dos empresários brasileiros, a pesquisa mostrou que os setores apontados como os mais preocupantes pertencem aos governos. O principal entrave mencionado foi a questão do transporte público, considerada inadequada para 91% dos entrevistados, mesmo porcentual quando o assunto é saúde. O item mobilidade urbana é considerado ruim para 77% dos entrevistados e a infraestrutura de portos e aeroportos é ineficiente para 64%.

Já no setor privado, o segmento de bares e restaurantes foi apontado por 73% dos empresários como bem preparado para receber a Copa das Confederações. Comércio em geral (70%) e hospedagem (65%) também foram considerados eficientes.

A pesquisa foi realizada nas seis capitais brasileiras que receberão partidas na Copa das Confederações (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza) e ouviu um total de 1.276 empresários do setor de comércio e serviços. A margem de erro é de 2,7% e a confiabilidade, de 95%.

Agência Estado