FecharX

8 mitos sobre doação de sangue

<p>Mentiras sobre o ato de solidariedade podem afastar futuros doadores</p>



Créditos da imagem:
Main 2605 doacao
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Doar sangue é rápido, fácil, indolor e pode ajudar a salvar, pelo menos, quatro vidas. Contudo, muita gente tem medo de doar sangue. Muitos por motivos que são comprovadamente mentiras.

Conheça os 8 principais mitos sobre doação de sangue:

Quem doa sangue corre o risco de contrair doenças
Nada disso. Os materiais usados na coleta de sangue são descartáveis e abertos apenas no momento do uso.

A doação engrossa ou afina o sangue
Não. A medula repõe os componentes do sangue em até 24 horas e ele continua com a mesma consistência.

É necessário estar em jejum para doar sangue
Na verdade, não. Não se pode doar em jejum. Se você doar pela manhã, tome café da manhã normalmente, pode beber uso de sucos, café, chá, leite (preferencialmente leite desnatado ou de soja) e comer pão e frutas (menos abacate e jaca) normalmente. É bom evitar alimentos gordurosos, como: frituras, salgadinhos, manteiga, ovos e outros.
 
Se você doar à tarde, o ideal é fazê-lo duas horas após o almoço (observar o período da digestão). Almoce normalmente, de preferência, com carnes grelhadas, saladas, arroz, feijão. Evite a ingestão de alimentos gordurosos (frituras, ovos, massas, maionese, sorvetes, chocolates etc.).

Doar sangue emagrece
Não, o peso do corpo não sofre grandes alterações, e o sangue doado é reposto em até 24 horas.

Pessoas tatuadas não podem doar sangue
Na verdade, essa proibição só vale nos 12 meses logo após a colocação da tatuagem. Trata-se de uma precaução para evitar o risco de contaminação do sangue doado por doenças como aids e hepatite, que podem ser transmitidas pela agulha do tatuador caso as condições de assepsia não sejam respeitadas. Doze meses é o tempo considerado seguro para que a pessoa desenvolva os anticorpos que são detectados no exame da aids, realizado após cada doação.

A mulher não pode doar sangue durante o período menstrual
Não há restrição alguma relacionada à menstruação.

Quem doa uma vez, não pode nunca mais parar
Há um limite máximo em um período para as doações: as mulheres devem esperar 90 dias e os homens 60 dias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), se as pessoas não parassem de doar sangue, não teríamos problemas de estoque de sangue no Brasil.

Depois de doar sangue, a mulher pode ficar fraca e sem forças
Assim que a doação de sangue é feita, a doadora recebe um lanche e é indicado se hidratar. Só é preciso evitar atividades bruscas por 12 horas, como andar de bicicleta, carregar peso, atividade em academia de ginástica etc.

Saiba como doar sangue no Hemominas de Belo Horizonte.