FecharX

86 anos de Mouse

Com oito décadas, Mickey Mouse ainda encanta crianças e adultos ao redor do mundo



Créditos da imagem: Wikipedia
Main 165925 mickey mouse
O ratinho mais famoso do mundo completa 86 anos em 18 de novembro
Redação Sou BH
21/01/15 às 20:44
Atualizado em 01/02/19 às 20:02

Por Camila de Ávila, jornalista Sou BH

Um camundongo que é dono de um cachorro, amigo de um pato e de um outro cachorro. Este é o Michael Mouse, mais conhecido pelo apelido de Mickey Mouse. Primeira personagem da Disney desenhado em 18 de novembro de 1928, Mickey é o símbolo mais conhecido do mundo e foi capaz de modificar a lei de direitos autorais norte-americana. O Sou BH conta para você de onde veio este pequeno ratinho amado pelo mundo.

A personagem foi criado para estrelar o desenho animado Plane Crazy e Galloping Gaucho, exibidos em 15 de maio e 2 de agosto  de 1928, respectivamente. Porém, estes desenhos não fizeram sucesso algum e Mickey reapareceu em outra animação, a Steamboat Willie, em 18 de novembro de 1928, exibido em Nova York. Este desenho custou US$ 15 mil e foi o primeiro a ser dublado, ou seja, o primeiro a usar trilha sonora sincronizada com a imagem. Quem o dublava era o próprio Walt Disney, que fez este papel até 1946.

A ideia de desenhar um rato surgiu em uma viagem de Disney de Nova York até Los Angeles. O nome do bichinho mudou para Michael e o apelido de Mickey surgiu depois da sugestão de Lilian, esposa de Walt Disney, que achava que o nome Mortmer, o primeiro a ser dado ao camundongo, era muito sério para uma personagem tão divertido.  Mickey se comportava como um adulto com vícios como a bebida e o cigarro até 1930, quando sua popularidade fez com que Disney retirasse o animalzinho os vícios.


A primeira vez que Mickey surgiu em cores foi em 1935 e, desde a sua criação, o ratinho usa o short vermelho e sapatos amarelos.  A roupa é uma homenagem de Disney a Ordem de Molay, mantida pela maçonaria, da qual fazia parte. As primeiras alterações no layout de Mickey foram observadas em 1940, ano em que o desenho “Fantasia”, segmento de oito animações acompanhadas de músicas clássicas conduzidas pelo então maestro da Orquestra da Filadélfia, Leopold Stokowski, foi lançado. A mudança foi muito intensa nos traços da cara da personagem que ficou mais delicada e infantilizada.

Mickey, desde 1945, tirou foto com todos os presidentes dos EUA, e o bichinho é a marca mais conhecida do mundo. Mascote oficial da Disney, ele atualmente tem roupa de gala, de espião, de maestro, de mágico, de caçador e mago. Um ratinho eclético, que interage com todas as datas e momentos históricos e que rende anualmente para os estúdios, somente com produtos licenciados e vendidos na América do Norte, aproximadamente US$ 750 milhões. Mickey está na TV, filmes, gibis, livros, jogos, videogames, parques e revistas em todo o mundo.

Moedinha Número 1

Como tio Patinhas, Disney acreditava que Mickey Mouse era o seu amuleto da sorte, já que ele fez sucesso imediato e arrancou o autor de uma situação financeira complicada. O ratinho foi ameaçado de morte pelos sócios de Disney ainda na década de 1930, mas o autor da obra nunca permitiu.